É daqueles enigmais que parece muito fácil, mas, tal como diz o famoso ditado popular, “nem tudo o que parece é”. Anda a navegar pelas redes sociais um novo enigma com patos, que anda a intrigar muitos internautas.


Ora, a imagem apresenta vários patos e o desafio passa por contá-los. Numa primeira fase, o enigma parece demasiado fácil, mas, muitos internautas apercebem-se, mais tarde, de que falharam redondamente.


As respostas erradas e quase imediatas têm sido tantas que o enigma já se tornou viral. Vamos lá então decifrá-lo!



Perante o erro de tantos internautas, que tiveram de olhar uma, duas ou três vezes para os patos, o site do “Reader’s Digest” tentou resolver este enigma.


Na realidade, o que parece simples está longe de o ser e na imagem estão praticamente o dobro dos patos que parecem à primeira vista.



Na primeira linha de patos, existe uma duplicação de um pato e o da esquerda tem um patinho pequeno sobre a asa, na qual então se conta um total de cinco patos.


Ora, na segunda linha, o primeiro pato são, na verdade, dois, e o segundo e terceiro têm, respetivamente, um patinho minúsculo sobre a asa, completando seis patos. Este último pato é o mais contestado pelos internautas, que afirmam que não é um pato pequeno perto da pata do outro, mas sim uma nuance na penugem do pato adulto.


Para terminar, na terceira linha, o primeiro pato é uma família de três, seguindo-se de mais dois patos, totalizando cinco patos.


Contas feitas, a imagem apresenta 16 patos e não nove, como a maioria das respostas apontou. No entanto, uma das respostas certas pode ser também 15, uma vez que existem muitas dúvidas com o alegado sexto pato da segunda linha.


O enigma está desfeito e muitos internautas podem parar de dar voltas ao cérebro com tantas dúvidas e questões!