A hora de almoço é uma hora crítica para muitos de nós. A energia do dia fica-se pela manhã e depois do almoço já só pensas no quanto darias para ter a oportunidade de dormir uma boa sesta. A famosa “hora de la siesta” que aqui mesmo ao lado tanto apreciam. E será que dormir a sesta pode ter influência no nosso dia a dia? E faz bem à saúde?

Estás com sorte porque um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) e da Escola de Medicina da Universidade de Atenas (UAMS) na Grécia sugere que sestas de pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, reduzem o risco de morte por doença coronária em 37%.


Os investigadores acreditam que uma sesta à tarde num indivíduo saudável pode atuar como um processo de libertação de stress. E mais! Também cria espaço para armazenar informações e priorizar a absorção de novos conhecimentos. Já para não falar que depois de uma sesta se fica, por norma, mais bem disposto.



Só há uma coisa que deves ter em atenção: não durmas mais do que 30/40 minutos, sob pena de depois comprometeres o teu sono da noite. Tirando este senão, só existem benefícios em fazer sestas, por isso não estamos a ver nenhuma razão para não o fazeres.


Se precisavas de evidências científicas para validar a tua grande vontade de implementar as sestas na tua rotina, aqui tens a “desculpa” perfeita.