Foi Aretha Franklin quem escolheu Jennifer Hudson para vestir a sua pele em “Respect”

JENNIFER HUDSON CONTA COMO CONSEGUIU DAR CORPO E VOZ À RAINHA DA SOUL EM "RESPECT"

Teresa Lage

Foi Aretha Franklin quem escolheu Jennifer Hudson para a " representar" em “Respect” - o novo filme RFM sobre a rainha da soul music

Jennifer sabia a quantidade de trabalho que tinha pela frente quando aceitou o papel de Aretha Franklin no novo filme sobre a rainha da Soul.

“Não se acorda de manhã e se decide :Vou ser Aretha Franklin. A sua voz, o seu legado, as canções. O que ela representa para todos nós …é assustador!” confessa a atriz

Jennifer Hudson , tornou-se conhecida em 2004, como cantora, no concurso de televisão “American Idol”.

Como atriz, Jennifer recebeu, em 2006, prémios como o Globo de Ouro e Oscar de melhor atriz secundária pelo filme “Dreamgirls” (ao lado de Beyoncé, Jamie Foxx, Eddie Murphy e Danny Glover)

Em 2007 Hudson tornou-se a primeira cantora afro-americana a aparecer na capa da publicação de moda "Vogue"



Jennifer Hudson é a protagonista de “Respect”, o filme que nos conta a história de Aretha Franklin, das suas canções e do talento com que as interpretava, desde as suas primeiras atuações no coro da igreja do pai até se tornar internacionalmente aclamada como a “rainha da musica soul” .

A protagonista do filme foi escolhida pela própria Aretha, pouco antes da sua morte, em agosto de 2018.

O titulo “Respect" não é só o nome da música que todos conhecemos mas a palavra que define o que foi a vida de Aretha Franklin, a sua coragem, ativismo e a sua relação próxima com Martin Luther King e Angela Davis.

O filme conta-nos a historia de Aretha desde a sua infância, controlada pelo pai – o reverendo C.L.Franklin, a sua luta até conseguir finalmente triunfar na música nos anos 60 e, depois o modo como conseguiu derrotar os seus demónios e conquistar o estrelato internacional com o regresso espiritual ao gospel em 1972, com o seu álbum mais vendido de sempre - “Amazing Grace.



Em vez de recorrer ao playback, neste filme Jennifer Hudson arriscou interpretar, ela própria, as músicas tornadas míticas pela rainha.

Essa foi também a opção do resto do elenco de " Respect" que inclui atrizes como Audra McDonald, no papel da mãe de Aretha, a cantora Mary J. Blige no papel da diva Dinah Washington e nomes da Broadway como Hailey Kilgore e Saycon Sengbloh, no fillme - as irmãs de Aretha, também responsáveis pelos seus coros



Para se preparar para este papel Jennifer Hudson pediu à lendária Patti LaBelle que lhe contasse como era a vida de uma artista negra nos anos 60 e concluiu que “Na altura as mulheres tinham menos liberdade e espaço. Aretha Franklin dizia o que tinha a dizer através da sua música”.



Para desempenhar melhor este papel, a atriz aprendeu a tocar piano e, principalmente, a cantar enquanto tocava.

Para Jennifer a parte mais fácil de "Respect" foi a de vestir os magnificas reproduções do guarda roupa de Aretha. Diz que contou mais de 83 fatos e 11 cabeleiras e acrescenta: “ Adorei o vestido dourado da festa de anos dela e o casaco de peles. Senti-me uma verdadeira rainha”



Jennifer Hudson nasceu em Chicago nos anos 80 e cresceu a admirar e copiar Whitney Houston. No entanto, em 2004, quando teve de fazer a audição para “American Idol”, a música que escolheu interpretar foi a versão de Aretha Franklin de “Share Your Love With Me" Na altura ficou em 7ºlugar.

A canção de Aretha não a fez vencer nos "Ídolos" …. mas foi provavelmente o que levou a que a rainha da soul a escolhesse Jennifer para vestir a sua pele neste “ Respect”


 

  • Partilha:

Artigos Recomendados
"Respect" - a história da rain..."Respect" - a história da rainha da soul, nos cinemas com a RFMUm filme sobre a vida de Aretha Franklin que é também um filme que conta a história da música da América. Respect - descobre a lenda por trás da vozmaisRFM é a rádio oficial dos Para...RFM é a rádio oficial dos Paralímpicos Portugal nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO 2020, O NOSSO PAÍS ESTEVE REPRESENTADO POR 33 ATLETASmaisRonaldo vai ter mesmo de destr...Ronaldo vai ter mesmo de destruir a polémica marquiseO JOGADOR PORTUGUÊS TEVE DE DECIDIR ENTRE LEGALIZAR OU DEMOLIR A POLÉMICA MARQUISEmaisQuantos dias posso ficar sem t...Quantos dias posso ficar sem tomar banho? É este o novo debate em HollywoodSERÁ QUE É NECESSÁRIO TOMAR BANHO TODOS OS DIAS?mais"As Férias Loucas de Barb e St..."As Férias Loucas de Barb e Star”- a comédia mais hilariante das férias chega dia 19"AS FÉRIAS LOUCAS DE BARB E STAR" - O FILME MAIS KITSCH DO ANO DIA 19 NOS CINEMAS COM A RFMmaisDiogo Piçarra canta "Santamari...Diogo Piçarra canta "Santamaria" no Sem Palheta da RFMDIOGO PIÇARRA CANTOU NO SEM PALHETA DA RFM E TROUXE BISPO PARA UM DUETOmaisDiogo Piçarra acorda ouvintes ...Diogo Piçarra acorda ouvintes da RFM no Wi-Fi da ManhãDIOGO PIÇARRA ESTEVE NO WI-FI DA MANHÃ A CANTAR E ACORDAR OUVINTES DA RFMmais"Enchi um teleférico de rosas"..."Enchi um teleférico de rosas" – Fernando Daniel ao Wi-Fi da Manhã na RFMFERNANDO DANIEL E A MULHER DERAM, NA RFM, A SUA PRIMEIRA ENTREVISTA JUNTOS!maisEquipa de “Esquadrão Suicida” ...Equipa de “Esquadrão Suicida” canta parabéns a Daniela Melchior (vídeo)A PROPÓSITO DA ESTREIA DO FILME, DANIELA MELCHIOR RECORDOU UM ANIVERSÁRIO QUE VIVEU NOS BASTIDORESmaisJogos Olímpicos terminaram e P...Jogos Olímpicos terminaram e Portugal garantiu a melhor prestação de sempreA EQUIPA PORTUGAL ESTEVE REPRESENTADA POR 92 ATLETAS EM 17 MODALIDADES, NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020maisA maior diva do jazz regressa ...A maior diva do jazz regressa com a RFM. Filme sobre Billie Holiday chegou dia 20"ESTADOS UNIDOS VS BILLIE HOLIDAY", VENCEDOR DE UM GLOBO DE OURO, JÁ NOS CINEMASmais
Top