Inspiradora e forte, rija e positiva, cheia de humor e de graça, sociável e espontânea, objetiva e prática, boa onda e super bem disposta, a Joana Cruz arrasa em várias frentes!

E, hoje, em dia de anos, vamos conhecer esta miúda incrível que bem cedo começou a dar cartas nas artes mais cénicas. Tudo servia para fingir um microfone e era vê-la representar, cantar, fazer rádio, entrevistar e ter um jeitão enorme para estar em “palco”.




Era óbvio que a profissão da Joana Cruz se situaria numa destas áreas. Dizem fontes muitíssimo próximas que a representação teria sido um possível caminho e nós confirmamos que teria sido igualmente uma grande carreira!

A Joana é uma atriz nata. A espontaneidade e a naturalidade com que facilmente representa e faz papéis é verdadeiramente fascinante.

Mesmo “fora de cena”, na vida quotidiana, a Joana tem aquilo a que se chama uma “lata” enorme. Sai-lhe tudo bem e com muita graça.



Nasceu em Lisboa, onde cresceu e estudou. Foi jogadora de vólei e esteve a passos de ser uma atleta federada não fora um joelho a estragar os planos. Só estes planos… porque os outros foram todos em frente e até mesmo a atividade física esteve e está presente na vida da Joana.

A licenciatura foi em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa e a entrada na rádio foi logo direta. Primeiro para a Mega Hits e depois de seguida para a RFM.

Em paralelo, a Joana Cruz fez televisão durante bastante tempo na SIC e “lata” foi coisa que nunca lhe faltou! Joana, és a maior! E este vídeo é a prova disso 😊😊



Esta aptidão para o mundo do espetáculo, aliada a uma grande dose de arrojo, faz com que a Joana Cruz, desde os tempos do infantário, seja a dona do palco e do microfone.

Quando se chega à frente, a ribalta é dela e todos se rendem a esta gigante comunicadora e artista. Sim, porque para além da queda para a representação, há ainda o jeito para cantar e que afinadinha que ela é!



E ainda no mesmo território artístico está a habilidade, também natural, para se maquilhar e para maquilhar as amigas e as colegas de trabalho.

Esta mana mais nova sempre teve um certo feitiozinho de mana mais velha. Que o diga a irmã que nasceu uns anos antes, a Andreia. A Joana Cruz era atrevida e pespineta e, durante muitos anos, ganhava sempre, apesar de ser a pirralha lá de casa. Até que a coisa estabilizou para tranquilidade dos pais 😊 e da Andreia!



Esta rainha da festa é também, por si só, uma grande rainha como todos sabemos e acompanhamos, nestes últimos tempos. A força da Joana Cruz é uma verdadeira inspiração para todos aqueles que a rodeiam e que gostam dela. A forma positiva com que encarou a sua doença encoraja qualquer um. Joana Cruz, és mesmo a maior!

O lema da Joana é sempre “para a frente é que é o caminho e vamos sem medos” e esta forma de estar na vida e na profissão é tão louvável quanto impressionante.



Sociável, conversadora, curiosa e persistente, a Joana Cruz não larga um assunto ou uma pessoa enquanto não sabe as respostas todas ao que pretende ao ponto de poder ser um bocadinho… vá… insistente.

Certo é que, como tudo na sua vida, esta perseverança faz dela uma vencedora, uma leoa!! Uma leoa do ponto de vista da rainha da selva e também, como se sabe, clubisticamente.



Está bem de se ver que a Joana aprecia mais mandar do que ser mandada. Diz que as leoas são assim. 😊 No estúdio da RFM, durante o WI-FI, quem manda é ela. Uma autêntica generala é o que é. Só que é uma mandona cheia de graça e de sentido de humor.

Portanto, a Joana Cruz é, por todas estas suas características, uma mulher assertiva e objetiva. Engonhanços é que não. É para fazer, é para fazer!



Com um dos sorrisos mais giros de Portugal, a Joana Cruz é uma mulher que adora mimar-se, gosta de se pôr bonita, de estar com os amigos e não perde um evento. E quando não os há, inventa. Ahh e é daquelas que arranja sempre lugar à porta de todos eles. 😊 É amiga de meio mundo e meio mundo é amigo dela e tem aqueles conhecimentos espetaculares, em todas as áreas.

Dizem os mais chegados que se alguém precisar de um contacto para arranjar uma persiana ou restaurar um sofá, a Joana conhece 😊 Tudo isto é próprio dos sociáveis empáticos e bem dispostos: a nossa Joana é uma destas pessoas!



Esta nossa linda colega é também um bocadinho teimosa, mas só porque é uma mulher de convicções fortes e portanto tem, naturalmente, as suas cismas de estimação. É ainda forreta. Ou melhor: forretíssima.

Quem não conhece histórias da Joana Cruz em que toda uma estratégia é montada para poupar dinheiro ou para não gastá-lo?! Desde o pãozinho ao pequeno-almoço, no bar da rádio, que fazia parte do menu do almoço e que a Joana pedia logo de manhã cedo barrando-o com a manteiga trazida de casa? Ah pois! É que com 10 cêntimos aqui, 20 cêntimos ali se enche o mealheiro.

Para quê? Para fazer férias maravilhosas como aquelas que a Joana tem feito ao longo da sua vida. Nem é possível pôr aqui todas as fotografias das incríveis viagens à volta do mundo que a nossa Joana já fez! Garantimos que são muitas e todas espetaculares!



Amiga da família, amiga dos seus amigos e super confidente da máxima confiança – afiançamos!! – a Joana Cruz é uma mulher de armas, uma vencedora, uma lutadora e uma triunfadora.



Muitos parabéns, querida Joana Cruz!


Adoramos ter-te connosco, admiramos-te muito e estamos cheios de saudades de estar contigo ao vivo!