O site internacional “TasteAtlas” decidiu avaliar o melhor e o pior da nossa gastronomia e o ranking que fizeram e partilharam nas redes sociais tornou-se polémico. Quando o assunto é a cozinha portuguesa, facilmente ganha eco e as opiniões dividem-se.

Vamos por partes. Rankings é um assunto familiar para este site. Especializa-se em avaliar o que melhor se come em cada país, para ajudar os viajantes a terem uma melhor experiência gustativa. Para o de Portugal, não fizeram distinção entre doces e salgados. Neste ranking tanto entram pratos, como cozido à portuguesa, ou bolos, como pastel de nata. E este último foi eleito o melhor "prato" português com 4,7 estrelas. Ao lado, e com a mesma avaliação, estão as amêijoas à bulhão pato, seguidas de espetada com 4,5 estrelas.


À medida que se vai descendo ao longo do ranking, aparecem pratos como menos pontuação, culminando naqueles que são os piores pratos portugueses. Tens alguma ideia do que possa ser? São três e inclui um bolo. A meia-desfeita e as tripas à moda do porto não convenceram os especialistas, mas o que os deixou mesmo desiludidos foi o famoso bolo rei que tem o seu apogeu na época de Natal. Com 2,9 estrelas, é considerado por este site como o pior "prato" português.


Claro que esta avaliação gerou polémica e a caixa de comentários da publicação virou um autêntico debate.



Consensual ou não, o site fez um guia detalhado da gastronomia portuguesa. Desde pratos, a produtos e vinhos portugueses que estão melhor classificados e que são mais procurados.