Este é um dos assuntos que estão a agitar as redes sociais e a indignar muitos portugueses. Vários jornais deram conta, esta segunda-feira, de que há lojas em centros comerciais a processarem trabalhadoras, que são mães e que querem folgar ao fim de semana e não nos dias úteis.



A razão prende-se com o facto de não terem quem tome conta dos filhos menores aos fins de semana e, por isso, pedem que as folgas sejam então nesses dias.


Perante esse pedido, várias lojas estão a avançar com processos em tribunal contra estas mães, uma vez que querem que se estabeleça que quem tem filhos menores de 12 anos não pode escolher os dias de descanso semanal. Tal decisão, se se vier a confirmar, vai contra o parecer da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.


A decisão não tem sido consensual nos tribunais superiores e tal também se verifica nas redes sociais. As opiniões estão divididas, sendo que uns defendem que os pais, que não têm com quem deixar os filhos, devem ter flexibilidade de horário enquanto outros afirmam que os trabalhadores, que não são pais, não devem ser prejudicados por aqueles que têm crianças.


A discussão vai continuar até se chegar a uma conclusão. Por agora, as soluções são apresentadas por vários internautas, que afirmam que deve existir um equilíbrio entre as folgas aos fins de semana e nos dias úteis, seja para os trabalhadores que são pais e para aqueles que não são.