No que toca à lista dos 100 melhores aeroportos do mundo, há dois que são portugueses. Apesar de estarem posicionados em números cativos, estão ao lado de verdadeiros luxos. Os World Airport Awards, que são atribuídos anualmente e realizados pela empresa de consultadoria britânica Skytrax, são escolhidos com base na opinião de viajantes de todo o mundo. Este ano, o Aeroporto de Lisboa surge na posição 76.ª e o do Porto na 96.ª dos 100 melhores aeroportos do mundo.


No topo, naquele que é o melhor aeroporto do mundo, está o Hamad International Airport (HIA), na capital do Qatar, Doha. E o que é que nos distingue dele? Conforto, passeios e comida grátis entre outras comodidades que fazem as delícias dos viajantes.


O governo do Qatar tem investido na sua companhia aérea - a Qatar Airways - e no seu aeroporto e os resultados estão à vista. Os viajantes da Qatar Airways que tenham um voo de conexão no Hamad International Airport podem desfrutar de passeios gratuitos pela cidade, acomodação e alimentação grátis (dependendo da duração da escala) e um serviço de receção VIP, onde os funcionários da companhia aérea acompanham os visitantes no desembarque e os orientam seja no aeroporto ou para o voo de conexão.



Podes consultar aqui a lista completa. Depois de todas as acomodações descritas do Hamad International Airport percebe-se que a fasquia para este ranking estava muito alta. Não temos coisas grátis para oferecer, mas temos um aeroporto bem no centro da cidade, com muita luz e muitos transportes públicos para te levarem num abrir e fechar de olhos ao teu destino.