Quando foi a última vez que apanhaste boleia de uma trotinete? Chegaram às grandes cidades em modo conta-gotas, mas depressa se tornaram parte delas. A vida e o meio de transporte nas grandes cidades mudaram e muito por causa das trotinetes. São cómodas e de fácil utilização, mas graças a mentes mais criativas também podem ser um problema. Agora, a probabilidade de veres uma trotinete ou outra no chão, assim como pessoas que as usam de forma pouco segura, é alta.


E que tipo de infrações estamos a falar? Por exemplo, andar de trotinete com phones ou telemóvel, pelo passeio, a levantar a roda da frente ou de trás, sem cartão de cidadão, com dois passageiros em simultâneo ou passar o sinal vermelho. Em qualquer destas situações, as multas podem ascender a 600 euros.



O site Polígrafo cita o Código da Estrada e mostra que o preço das multas varia consoante os diferentes tipos de infrações. A circulação de trotinete pelo passeio resulta em coima de 30 a 150 euros, enquanto que quem conduzir sem cartão de cidadão é sancionado com coima que vai dos 60 aos 300 euros.


A multa mais alta aplica-se em caso de infração das regras da sinalização luminosa. Assim, quem passar um sinal vermelho poderá ter de pagar coima de 120 a 600 euros.

Como vês, não é difícil respeitar todas estas regras. Mais difícil é pagar estas coimas. Da próxima vez que pegares numa trotinete, lembra-te disto.