No próximo ano letivo, ir ao bar vai ser toda uma experiência diferente. Os hambúrgueres, pizzas, croissants, sandes de chouriço, empadas ou batatas fritas são algumas das opções que vão deixar de ser vendidos para dar lugar a alimentos mais saudáveis. Será assim em todas as escolas públicas. O que significa que esta realidade poderá não se aplicar ao privado. Ficará ao critério de cada escola do ensino privado os alimentos a restringir.


As escolas públicas têm até ao fim de setembro para colocarem em vigor estas novas medidas. E quais são as alternativas em vista? Pão com queijo meio-gordo ou magro, ovo, fiambre pouco gordo, atum ou outros peixes de conserva com baixo teor de sal ou pão com pasta de produtos de origem vegetal à base de leguminosas ou frutos oleaginosos, por exemplo.



Será também o fim das bolachas e biscoitos, rebuçados, caramelos, pastilhas elásticas com açúcar, chupas ou gomas, assim como dos snacks doces ou salgados, como tiras de milho, batatas fritas, aperitivos, pipocas doces ou salgadas.


É o fim de muitos alimentos com açúcar e sal e tudo em prol da saúde dos alunos. É uma medida dura, mas necessária. E tudo uma questão de hábito.