Ter um animal de estimação exige um compromisso e uma grande responsabilidade a longo prazo. Exige ainda muito amor para dar em troca, atenção e companheirismo que um animal, seja um cão, um gato, um hamster ou qualquer outro, necessita.


Para muitos, são realmente membros da família, companheiros de uma vida inteira e melhores amigos. Aquilo que seria de esperar é que os animais ocupassem este espaço na vida de todos os seus donos.


Só que, infelizmente, isso não se verifica e tal é comprovado por números impressionantes e chocantes. Por ano, cerca de 30 mil animais de companhia são abandonados, sendo que apenas 35% são novamente acolhidos por uma família.


A maioria dos abandonos acontece por volta do verão, em que muitas famílias tendem a deixar para trás os seus animais.



A Covid-19 veio também agravar este grave problema, uma vez que muitos portugueses enfrentam difíceis situações financeiras, mudanças de casa e lidam, possivelmente, ainda com ninhadas indesejadas ou comportamos problemáticos dos animais.


Só que, apesar de todas estas desculpas, o abandono não pode ser a solução.


E, por isso, no Dia Internacional do Animal Abandonado, assinalado a 21 de agosto, queremos sensibilizar-te para a adoção de animais ou, mais importante, para o não abandono.


No nosso país, já é punível por lei a negligência e os maus tratos a animais, desde 2017, sendo que o abandono é também alvo de denúncia. Por isso, caso avistes algum animal abandonado, contacta o Centro de Recolha Oficial do Município, o Serviço Veterinário da Câmara Municipal, a Defesa Animal da PSP e o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, tal como refere a SOS Animal.


E lembra-te: não abandones nenhum animal! Trata-o com o carinho e o amor que merecem, já que pedem muito pouco em troca.