Desde benefícios físicos a psicológicos e emocionais, ter um animal de estimação é muito mais do que ter uma companhia.

Os efeitos podem ser muitos e variados. Diminuição do risco de morte prematura, redução de desenvolvimento de diabetes tipo 2, perda de peso, apoio emocional, redução de stress...

Benefícios que transcendem o ter que levantar cedo para ir passear, limpar ou reparar qualquer estrago que o teu animal de estimação faça. Todos estes benefícios são apresentados pela ciência. Um estudo feito em 2019 mostra que ter um cão está associado a uma diminuição de 24% no risco de morte prematura por qualquer causa. E quem vive sozinho com um animal de estimação passou a ter um risco 33% menor de morte em comparação aos outros sobreviventes.


Depois, o sistema imunitário também se torna mais forte quando temos animais de estimação. A presença de micróbios é maior e, em contacto com os humanos, ajuda-os a melhorarem os níveis de imunidade e torna-os mais resistentes a constipações, asma ou até mesmo alergias.


A American Heart Association destaca ainda a redução de desenvolvimento de diabetes tipo 2 como um dos benefícios de ter um cão. Pessoas que passeiam regularmente os seus cães correm um terço do risco de ter diabetes do que aqueles que não têm, disse a associação. Já para não deixar de mencionar que esta rotina é um hábito saudável que te ajuda na hora de perda de peso.



E em termos emocionais? O psicólogo Harold Herzog explica à CNN que ter um cão é ter menos solidão na vida, melhor bem-estar psicológico, menores taxas de depressão e níveis de stress, aumento da autoestima e melhorias no sono.


Depois a pressão arterial tem tendência a estabilizar quando acariciamos animais. O ato de acariciar um animal produz uma substância química conhecida por “hormona do carinho”.

Cuidar de um animal exige responsabilidade, dedicação, amor, organização, uma boa gestão de tempo e também muita paciência. Qualidades que são uma mais valia para se ter na hora de se decidir ter um animal e para a vida.