É o sonho de qualquer condutor. Poder andar quilómetros e quilómetros na autoestrada sem ter de passar pelas famosas barreiras que cobram, por vezes, generosas quantias. Em Espanha, esta realidade está prestes a acontecer. A partir de hoje, 1 de setembro, 500 quilómetros de autoestrada com portagem passam a ser gratuitas.


E que autoestradas são essas? Parte da AP-2 entre Saragoça e El Vendrell, em Tarragona; parte da AP-7 entre a fronteira com França e Tarragona; a secção norte da C-32 entre Barcelona e Lloret de Mar e a C-33 entre Ciudad Condal e Montmeló. Mas... há sempre um mas.

Esta medida é temporária. O Ministério de Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana espanhol diz que está à procura de um novo modelo em alternativa às portagens, baseado num sistema de taxação em que quem polui paga mais.



Enquanto não entra em vigor, é caso para dizer que é hora de aproveitar e poupar uns valentes euros. Estas alterações representam, segundo o executivo, uma poupança anual de 515 milhões de euros aos condutores.