Lisboa é eleita a cidade menos honesta de 16 cidades mundiais

NUMA LISTA DE 16 CIDADES MUNDIAIS, LISBOA APARECE EM ÚLTIMO COMO A CIDADE MENOS HONESTA

Jéssica Santos


A honestidade pode ser medida de várias formas. A revista The Reader’s Digest quis perceber quais eram as cidades mais honestas e as menos honestas do mundo e fez uma análise com base no teste da carteira perdida. Ou seja, em cada uma das 16 cidades mundiais foram deixadas 12 carteiras no chão com 50 euros, fotografias de família e contactos.


Os investigadores ficavam a observar os transeuntes para ver o seu comportamento perante a carteira no chão e se a devolviam às autoridades. Com base nisto, foi avaliada a honestidade de 16 cidades mundiais, incluindo Lisboa. No total, das 192 carteiras ‘perdidas’, apenas cerca de metade foi devolvida.

As notícias não são famosas para os portugueses, mas antes vamos começar pelas boas. A cidade mais honesta da lista foi Helsínquia, na Finlândia, com 11 em 12 carteiras devolvidas, seguida de Bombaim, Índia, com 9 em 12 carteiras devolvidas e Budapeste, Hungria, com 8 em 12.

Lisboa foi eleita a menos honesta da lista, com apenas uma carteira devolvida, em 12. E a situação torna-se ainda menos positiva para os portugueses, quando a revista revela que quem devolveu a carteira foi um casal de turistas estrangeiros.



Pode a situação económica de cada país influenciar este estudo? Os investigadores descartam esta hipótese quando se tem em segundo lugar, como uma das cidades mais honestas, Mumbai, na Índia. Por sua vez, em Zurique, com condições económicas muito mais favoráveis, apenas foram entregues quatro carteiras, ficando sétimo lugar.



A única conclusão que se pode tirar, segundo os investigadores, é que em todo o lado há pessoas honestas e desonestas. Vamos acreditar que esta conclusão também se aplica em Portugal.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
“O melhor beijo da ficção naci...“O melhor beijo da ficção nacional é …” Sofia Ribeiro revelou tudo na RFMA ATRIZ DE " A HERDEIRA" E "AMAR DEMAIS" FOI CONVIDADA DO WI-FI DA RFMmaisQuase 40 anos depois, os Abba ...Quase 40 anos depois, os Abba estão de volta. Ouve aqui as novas cançõesA BANDA SUECA QUE FEZ SUCESSO NOS ANOS 70 ESTÁ DE VOLTA COM UM NOVO ÁLBUM, QUE ESTREIA EM NOVEMBROmaisLa Casa de Papel. Estreia hoje...La Casa de Papel. Estreia hoje a 5ª e última temporadaÉ HOJE, DIA 3 DE SETEMBRO, QUE ESTREIA A 5ª TEMPORADA DA FAMOSA SÉRIE ESPANHOLAmaisAqui estão os primeiros 15 min...Aqui estão os primeiros 15 minutos da 5ª temporada de La Casa de PapelPARA ABRIR O APETITE AQUI ESTÃO AS PRIMEIRAS CENAS DA 5ª TEMPORADA DE LA CASA DE PAPELmaisSacos de pano ou de papel são ...Sacos de pano ou de papel são mais amigos do ambiente? Afinal, não é bem assimUM ESTUDO ANALISOU O NÚMERO DE UTILIZAÇÕES E IMPACTO AMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE CADA TIPO DE SACO E CHEGOU A CONCLUSÕES SURPREENDENTESmaisVacas a “voar”? Sim, nos alpes...Vacas a “voar”? Sim, nos alpes suíçosESTA É UMA TRADIÇÃO QUE ACONTECE TODOS ANOS NOS ALPES SUÍÇOSmaisA história inspiradora de Nadi...A história inspiradora de Nadia Ghulam: fingiu ser um homem para sobreviver aos talibãsDURANTE 10 ANOS, NADIA GHULAM FINGIU SER O IRMÃO FALECIDO PARA AJUDAR A FAMÍLIA E SOBREVIVER AOS TALIBÃSmaisLa Casa de Papel: Xutos cantam...La Casa de Papel: Xutos cantam “Casinha de Papel” a convite da NetflixOS XUTOS E PONTAPÉS CANTAM “AS SAUDADES QUE EU JÁ TINHA DA MINHA ALEGRE CASINHA” PARA A ESTREIA DE LA CASA DE PAPELmaisGNR partilha vídeo com alguns ...GNR partilha vídeo com alguns dos piores comportamentos dos portugueses ao volanteESTE VÍDEO CHEGA A SER IMPRESSIONANTE (PELA NEGATIVA)mais
Top