A honestidade pode ser medida de várias formas. A revista The Reader’s Digest quis perceber quais eram as cidades mais honestas e as menos honestas do mundo e fez uma análise com base no teste da carteira perdida. Ou seja, em cada uma das 16 cidades mundiais foram deixadas 12 carteiras no chão com 50 euros, fotografias de família e contactos.


Os investigadores ficavam a observar os transeuntes para ver o seu comportamento perante a carteira no chão e se a devolviam às autoridades. Com base nisto, foi avaliada a honestidade de 16 cidades mundiais, incluindo Lisboa. No total, das 192 carteiras ‘perdidas’, apenas cerca de metade foi devolvida.

As notícias não são famosas para os portugueses, mas antes vamos começar pelas boas. A cidade mais honesta da lista foi Helsínquia, na Finlândia, com 11 em 12 carteiras devolvidas, seguida de Bombaim, Índia, com 9 em 12 carteiras devolvidas e Budapeste, Hungria, com 8 em 12.

Lisboa foi eleita a menos honesta da lista, com apenas uma carteira devolvida, em 12. E a situação torna-se ainda menos positiva para os portugueses, quando a revista revela que quem devolveu a carteira foi um casal de turistas estrangeiros.



Pode a situação económica de cada país influenciar este estudo? Os investigadores descartam esta hipótese quando se tem em segundo lugar, como uma das cidades mais honestas, Mumbai, na Índia. Por sua vez, em Zurique, com condições económicas muito mais favoráveis, apenas foram entregues quatro carteiras, ficando sétimo lugar.



A única conclusão que se pode tirar, segundo os investigadores, é que em todo o lado há pessoas honestas e desonestas. Vamos acreditar que esta conclusão também se aplica em Portugal.