Prolongar as férias, por mais uns dias, seria sempre a melhor notícia do muuuundo, nas vésperas de retomares as tuas rotinas!

Só que não. Elas acabam e voltar ao trabalho, às aulas, às rotinas-que-cheiram-a-outono é o que é! E o que tem de ser tem aquela força que quase ninguém é capaz de reverter.

Então, pronto, voltemos ao nosso trabalho e aos nossos afazeres. Que bom que é estarmos aqui, ativos e capazes de trabalhar e prosseguir com as nossas vidas.

Por isso, vamos embora, vamos lá fazer isto da forma mais leve possível!


Diz quem sabe que há umas dicas, uns conselhos que ajudam nesta árdua tarefa de voltar ao dia-a-dia com alegria e motivação!


Aqui ficam 8 dicas para voltares às tuas rotinas, depois das férias, com mais facilidade!


1. Planear o regresso

Dizem os peritos que tal como preparas as férias uns dias antes de começarem, também o regresso ao trabalho deve ser preparado com antecedência.

Portanto, é aconselhável que regresses a casa 2 ou 3 dias antes do teu primeiro dia de trabalho. Assim, entras nos espaços da tua rotina, antes do impacto do trabalho.


2. A importância da transição

Tenta não agendar reuniões para os primeiros dias de trabalho. Desta forma, entras em modo trabalho ainda sem a pressão de reuniões ou de prazos para cumprir.


3. Faz uma lista

É normal que nos primeiros dias, após as férias, a concentração não esteja no seu melhor momento. Então, se fizeres uma lista das tarefas e lhes deres uma prioridade, não gastas energia na pressão do “não me posso esquecer disto e daquilo”, deixando a concentração para o conteúdo do trabalho em si.


4. Mantém a sensação de férias

Se tiveres uma varanda em casa, um quintal, um pátio ou um jardim, janta aí mesmo nos primeiros dias de trabalho. Outra dica é, ao fim do dia, dares uma volta no jardim mais próximo ou simplesmente nos quarteirões ou nas ruas das redondezas. Vai à praia ou segue até ao campo, nos primeiros fins de semana após o teu regresso ao trabalho.


5. Ouve música

Dizem os especialistas que ouvir música, no trabalho, sempre que possível, ajuda a tornar o dia e as tarefas mais agradáveis. Portanto, liga-te à RFM e vamos a isso!


6. Partilha com os teus colegas

Todos sentem o mesmo no regresso ao trabalho, depois das férias. Por isso, se partilhares esta dificuldade na volta às rotinas podes aprender com os outros processos que diminuem o impacto do regresso.


7. Uma atitude positiva

Concentra-te no que é bom e não no que é menos bom. Recorda as férias como “foi ótimo, que bom” em vez de nostalgicamente “já acabaram, que pena”.


8. Divide o ano por partes

Divide o ano em partes de acordo com os próximos feriados ou férias. Desta forma, tens pequenas metas ao longo do ano.




Bom trabalho e um excelente recomeço!