"Imagine" foi lançado há 50 anos... e o mundo continua na mesma!

A 9 de setembro de 1971, John Lennon lançou o album "Imagine". Faz hoje 50 anos!

Teresa Lage


Há 50 anos, John Lennon lançava o álbum "Imagine", um dos discos mais importantes da sua carreira a solo e um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos, para a revista Rolling Stone.

O disco foi lançado no dia 9 (um dia sempre especial para John Lennon) de setembro de 1971 e foi escrito e gravado por Lennon, com a mulher Yoko, e muitos amigos, entre os quais George Harrison, na sua casa de campo de Tittenhurst Park em Inglaterra, e nos estúdios Record Plant, em Nova Iorque.

A música que deu título ao album tornou-se num hino à paz mundial e à união entre os povos. A letra foi inspirada pelos poemas do livro “Grapefruit” de Yoko Ono e pelos eventos (happenings) protagonizados no final dos anos 60 e início da década de 70 por John e Yoko para a promoção da paz.

Após o lançamento, o álbum atingiu o 1.º lugar do top de vendas em seis países – Austrália, Japão, Holanda, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos.




Imagine

Imagine there's no heaven

It's easy if you try

No hell below us

Above us only sky

Imagine all the people

Living for today

Imagine there's no countries

It isn't hard to do

Nothing to kill or die for

And no religion too

Imagine all the people

Living life in peace

You may say I'm a dreamer

But I'm not the only one

I hope some day you'll join us

And the world will be as one

Imagine no possessions

I wonder if you can

No need for greed or hunger

A brotherhood of man

Imagine all the people

Sharing all the world

You may say I'm a dreamer

But I'm not the only one

I hope someday you'll join us

And the world will live as one




Para festejar os 50 anos de "Imagine" Yoko Ono e Sean Ono Lennon, convidaram-nos, dia 9 de Setembro, a participar numa comemoração global no Twitter e a ver o filme "Imagine" na plataforma Coda Collection da Amazon Prime



Amy Lee dos Evanescence, Perry Farrell dos Jane's Addiction, Lzzy Hale dos Halestorm, David Archuleta e Roger Earl dos Foghat partilharam aqui o que este album de John Lennon significou para eles, como músicos e não só



"Imagine", o segundo album a solo do ex-Beatle, é um dos discos que a editora Universal vai incluir na caixa “Imagine – The Ultimate Collection” que vai lançar dia 5 de outubro - uma caixa de 6 discos com uma nova remasterização, gravações de estúdio, maquetes, um documentário áudio e muitas surpresas.



Esta nova edição de “Imagine”, lançada 50 anos depois, promete levar-nos numa viagem pelo processo de composição e gravação – desde as primeiras sessões de escrita e as primeiras maquetes no estúdio caseiro de Lennon até à co-produção final com Phil Spector – dando-nos um notável testemunho das vidas de John Lennon e Yoko Ono nas suas próprias palavras.

John Lennon é um dos compositores e intérpretes mais aclamados de sempre. Lennon foi homenageado postumamente com um Grammy Lifetime Achievement e dois BRIT Awards especiais, e entrou no Rock and Roll Hall of Fame e no Songwriters Hall of Fame.

Em 2008, a revista Rolling Stone colocou Lennon no top 5 da lista dos 100 melhores interpretes de sempre. Com uma mensagem tão universal e pertinente hoje em dia como na altura em que o álbum foi criado, “Imagine” reafirma o lugar de John Lennon na história.


  • Partilha:

Top