Sim, há terras com nomes engraçados, diferentes, difíceis de dizer, com demasiadas consoantes ou muitas vogais seguidas, como Quiaios, por exemplo, na Figueira da Foz, com 5 vogais seguidas. E depois há as terras com nomes muito compridos ou muito curtos.

Se é mais complicado escolher ou eleger o nome de uma cidade, vila ou aldeia mais estranho ou divertido da Europa, o mais comprido ou o mais curto é mais fácil.


Vamos ao mais curto.
É uma terra lindíssima como tantas outras na Noruega e tem apenas uma letra: Å.
Å fica em Moskenes, Lofoten, Noruega.



A pequena aldeia Å era um local ligado à pesca e este era o seu sustento económico até o turismo - muito por causa do peculiar e curto nome - se tornar a principal fonte de atração, nos anos 90 do século XX.

Å, que quer dizer riacho, em norueguês, está ligada a terra pela Estrada Rei Olaf.




Å vem do norueguês antigo e pronuncia-se como um “o” aberto (na fonética portuguesa). Apesar de ser uma aldeia muito pequena tem dois museus: o Lofoten Tørrfiskmuseum (Museu do bacalhau seco) e o Norsk Fiskeværsmuseum (Museu da vila pesqueira da Noruega).


Muitas vezes esta localidade é chamada “Å i Lofoten”, ou seja, Å em Lofoten.



Já o nome que se acredita ser o mais comprido do Europa é este: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

Esta localidade fica no País de Gales, Reino Unido.




Este nome em língua galesa é indizível e quer dizer em inglês “St Mary's church in the hollow of the white hazel near a rapid whirlpool and the church of St Tysilio of the red cave” que os próprios moradores abreviam para Llanfair.




Naturalmente que esta pequena vila se tornou conhecida pelo nome, como um dos prováveis nomes mais compridos da Europa e é visitada por essa razão mesmo.

Segundo se conta o nome foi criado por um alfaiate local com o objetivo de tornar esta terra mais conhecida internacionalmente e atrair turistas.

Nos sinais das estradas, pode ver-se Llanfairpwllgwyngyll. Nos mapas, Llanfair Pwllgwyngyll e os próprios habitantes dizem Llanfairpwll ou Llanfair.



O que é ao pé disto "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico", a maior palavra em português?

Tem 46 letras, significa uma doença pulmunar desenvolvida pela inalação de cinzas vulcânicas, e deve dizer-se poucas vezes.

Já Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch é coisa para se repetir algumas vezes ao dia, apesar da existência de versões mais curtas.