Em entrevista, viúva de Pedro Lima fala pela primeira vez sobre a morte do marido

ANNA WESTERLUND CONTOU NUMA ENTREVISTA A MANUEL LUÍS GOUCHA QUE O MARIDO LHE TINHA DITO QUE NÃO PENSAVA EM SUICÍDIO

Madalena Costa


Foi a 20 de junho de 2020 que o país ficou em choque com a partida de Pedro Lima. O ator decidiu colocar termo à vida e foi encontrado na manhã desse dia, na Praia do Abano, em Cascais.


A morte de Pedro Lima emocionou o país e chamou a devida e importante atenção para as questões sobre o estado de saúde mental.


Numa entrevista impactante e muito sentida a Manuel Luís Goucha para o seu programa na TVI, Anna Westerlund falou pela primeira vez sobre a morte deste grande amor e confidenciou que o estado psicológico do ator tinha vindo a agravar-se nos últimos tempos.


Apesar da medicação que tomava e de ter recorrido a ajuda psicológica, Pedro Lima vivia já com uma depressão, que se intensificou com o isolamento durante a pandemia de Covid-19.



Entre muitos silêncios e comoção, Anna Westerlund contou a Manuel Luís Goucha, que, poucos dias antes da morte de Pedro Lima, surgiu a pergunta sobre se o ator pensava em suicídio.


Olhos nos olhos, Pedro Lima “respondeu que não e eu acreditei”, mas “o amor não salva tudo”, confidenciou emocionada Anna Westerlund.


Para a sua mulher, o ator “era um homem feliz, mas com sobras, com coisas complexas e inseguranças” e “criou-se a tempestade perfeita para que o Pedro, que tinha uma depressão já prolongada, entrasse numa depressão galopante, violenta e rápida".


Durante esta conversa, Anna Westerlund chamou à atenção para a importância de se lidar preventivamente com a saúde mental.


No caso de Pedro Lima, Manuel Luís Goucha perguntou se o ator teria morrido de tristeza, ao qual Anna Westerlund respondeu que “morreu de suicídio, uma vez que estava doente e uma consequência foi este ímpeto de se suicidar”.



Nesta entrevista, na qual os silêncios, as pausas e as hesitações falam, Anna Westerlund recordou o grande amor que viveu com ator e explicou como encara agora a viuvez e como se caminha depois desta perda. Tendo em conta a sua profissão de ceramista, a viúva de Pedro Lima afirmou que teve de voltar a moldar-se para enfrentar esta nova fase da sua vida.



  • Partilha:

Artigos Recomendados
Top