Aquele que é conhecido como o Nobel do Ensino, o Global Teacher Prizer, distingue o melhor professor ou professora do mundo através do impacto positivo que tenha tido nos seus alunos e nas comunidades em que está inserido.


Entre mais de 12 mil professores que estiveram a concurso, há uma portuguesa no grupo dos 50 finalistas! Trata-se de Sónia Moreira, que foi a grande vencedora da edição 2020 do Global Teacher Prize Portugal – a edição portuguesa do prémio – e que teve acesso direto ao concurso internacional.



Professora do Ensino Básico (1.º Ciclo) no Agrupamento Escultor António Fernandes de Sá, concelho de Vila Nova de Gaia, Sónia Moreira é apaixonada por explorar a arte de aprender a ensinar com os outros.


Há mais de 20 anos que é professora e a experiência que foi ganhando ao longo destes anos, fê-la criar o projeto Coopera, que já foi distinguido em Portugal. Desde 2016, Sónia Moreira percorre várias escolas, formando professores sobre novas formas de ajudar os alunos a alcançar o sucesso escolar.



Foi pelo seu trabalho, empenho e dedicação que esta professora portuguesa está agora na corrida para a eleição do melhor professor do mundo de 2021.


O Global Teacher Prize é um dos mais importantes prémios de Educação e atribui um prémio de 1 milhão de dólares ao vencedor de cada edição.


Já no ano passado, uma outra professora portuguesa conseguiu também chegar aos finalistas do concurso.