É a primeira campeã mundial de xadrez e a primeira a mulher a receber o título de Grande Mestre, pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em 1978.

Nona Gaprindashvili fez história na história do xadrez e, agora aos 80 anos, entrou com um processo contra a série de sucesso da Netflix “Gambito da Dama”.


Em causa está uma indemnização de 5 milhões de dólares (4,3 milhões de euros).
Tudo porque, segundo Nona Gaprindashvili, é uma “falsidade devastadora” a série afirmar no último dos sete episódios que ela “nunca enfrentou homens” no tabuleiro.

“Gambito da Dama” conta a história de Elizabeth Harmon, uma rapariga que cresceu num orfanato, onde aprendeu a jogar xadrez com um dos auxiliares, e que se tornou numa das maiores jogadoras dos Estados Unidos.

Ainda que não retrate a vida de Nona Gaprindashvili, “Gambito da Dama” faz uma comparação entre si e a personagem principal o que acabou por não agradar à jogadora.

No episódio em causa, o comentador do jogo diz que Nona Gaprindashvili nunca enfrentou homens o que é “uma mentira devastadora”. O New York Times refere que Nona sente que esta afirmação diminui os seus feitos e carreira “em frente a milhões de espetadores”.



Não só enfrentou jogadores masculinos, como num torneio apenas venceu contra sete. Por sentir que a série da Netflix não valoriza as suas vitórias contra jogadores masculinos, Nona Gaprindashvili decidiu avançar com um processo.


A Netflix já se manifestou e disse que tem o maior respeito pela carreira de Nona Gaprindashvili, mas que as acusações não têm fundamento.