Nestes locais a falta de gravidade dá lugar a fenómenos insólitos. Um é português

EXISTE TODO O TIPO DE EXPLICAÇÕES PARA ESTES FENÓMENOS, MAS A FÍSICA TEM UMA MAIS PLAUSÍVEL E SIMPLES

Jéssica Santos


Há pormenores e detalhes que tornam certos lugares misteriosos e quase assustadores. Carros que em estradas a descer sobem, garrafas que deslizam de baixo para cima, locais onde é quase impossível caminhar sem apoio. E tudo por culpa da gravidade. Neste caso, pela falta dela.


Em Portugal, existe um destes casos e que, por ser tão insólito, já se tornou uma atração turística. A famosa estrada do Bom Jesus do Monte, que liga o Parque do Bom Jesus à estrada nacional. Aqui, os carros sobem em vez de descer, num local em que parece óbvio ser ao contrário. São muitos os condutores que por lá passam e testam a “magia” desta estrada. Ao colocarem o carro em ponto morto, este começa a subir.



Há quem tenha explicações místicas e lendas para contar, mas a física tem uma explicação mais simples e plausível: temos a perceção que estamos a descer para uma zona mais baixa, mas na verdade a rampa está inclinada positivamente. Ou seja, está a subir para uma zona onde conflui com outra estrada com ainda maior inclinação positiva.


Assim, cria-se a ilusão de que estamos a descer até ao cruzamento quando, na verdade, estamos a subir na sua direção, porque elas estão em paralelo e a inclinação de uma é bem maior do que a outra.

E Portugal não é o único país com lugares insólitos como este.


A cascata ao contrário em Peak District, Inglaterra


Aqui a água em vez de cair, sobe. E tudo por causa do vento forte. As rajadas de vento podem chegar aos 80 quilómetros por hora e faz com que a água suba.



Pedra dourada de Myanmar


Dá a sensação que esta pedra coberta em folha de ouro está prestes a cair, mas a verdade é que já está assim há 2500 anos. E o mais impressionante é que não está fixa. Pode ser movimentada, só que até agora ninguém - nem mesmo a natureza – conseguiu fazê-lo.



Barragem Hoover, Nevada


Aqui qualquer pessoa que tentar despejar uma garrafa de água, ou deixar cair um objeto leve, poderá assistir a um fenómeno insólito. A água sobe e os objetos ascendem.


Casa sobre o Vórtex de Oregon


Nesta casa, é impossível caminhar sobre o solo, tens de te segurar às paredes ou ter algum apoio. Já uma vassoura, por exemplo, consegue ficar parada sozinha, na vertical. E as bolas rolam para cima. Esta área é conhecida pelos seus fenómenos estranhos, silêncio e ausência de animais. O insólito deve-se ao Vórtex de Oregon, um dos mais famosos do mundo e pouco comum. Estes tipos de localidades são conhecidas pela alta concentração de energia.

E essa particularidade dá lugar a fenómenos tão insólitos como estes.



  • Partilha:

Top