É certo que Portugal não é dos países na Europa mais frio – longe disso -, mas é dos países que mais frio passa. Como? Os portugueses são dos que mais frio passam nas suas casas, por estas não estarem preparadas para as temperaturas cada vez mais baixas que se fazem sentir com o passar dos anos.


Os invernos são cada vez mais rigorosos e isso, aliado à estrutura de muitos edifícios antigos e ao preço elevado da eletricidade, faz com que sejamos o quarto país em pior situação quanto ao aquecimento das casas.

A conclusão é retirada de um estudo feito pelo Eurostat, que junta ainda um outro fator: as diferenças salariais entre os portugueses e os habitantes dos outros países europeus.



Todos estes fatores influenciam na hora de aquecer a casa. Ter aquecimento ou um aquecedor portátil ligado o dia inteiro torna-se num cenário incomportável para a maioria das famílias portuguesas. Acima de Portugal, numa situação pior, encontra-se Lituânia, Bulgária e Chipre, a ocupar o primeiro lugar.


No outro lado do cenário, estão países como a Finlândia, Áustria, Suécia, Eslovénia, Luxemburgo, Estónia e Alemanha, que, ironicamente, são os que registam as temperaturas mais baixas no inverno.