Alunos de escola em Vila Franca de Xira impedidos de levar comida de casa

UMA ESCOLA SECUNDÁRIA EM VILA FRANCA XIRA OUVIU AS NORMAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DECIDIU IMPEDIR QUE OS ALUNOS LEVEM MARMITAS

Madalena Costa


Já se deu o pontapé de saída para o início do ano letivo 2021/2022 na maioria das escolas do nosso país. Com este novo ano escolar, chegam novas rotinas e hábitos, tendo em conta os horários que os alunos vão ter agora de cumprir.


Entre as aulas e os “furos”, muitos alunos têm de fazer refeições nas escolas e há quem não almoce no refeitório. Por isso, muitos optam por levar comida de casa, mas, uma escola secundária no concelho de Vila Franca de Xira está a impedir os alunos de o fazer.


Trata-se da Escola Secundária Alves Redol, que está a pedir aos estudantes que não levem almoços de casa, uma vez que não há equipamentos para aquecê-los, nem condições que permitem fazê-lo devido à pandemia de Covid-19.



A decisão foi confirmada ao Observador pela diretora da Escola Secundária Alves Redol, que “diz ter imposto esta medida na sequência de um email recebido a 9 de setembro pela Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que afirma que continua a não ser indicado o uso de microondas ou outros equipamentos para reaquecer refeições provenientes do domicílio, tendo presente o tipo de manuseamento que implica o seu uso, nem o consumo das mesmas em espaço escolar, atendendo à falta de condições para o efeito”.


Tendo em conta esta medida, a Escola Secundária Alves Redol passou a aconselhar que os alunos almoçassem nos refeitórios escolares, em vez de trazer a refeição para a escola. No e-mail que enviou aos diretores de turma, que posteriomente o partilharam com os encarregados de educação, a diretora da escola ressalva que os alunos “podem trazer e consumir os seus lanches”.


A medida da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares foi percecionada de uma forma mais drástica para esta escola, em Vila Franca de Xira, enquanto outros estabelecimentos a aplicaram de uma forma mais branda.


É o caso do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo Azevedo, que permite que os alunos levem o almoço de casa desde que seja bem acondicionado numa marmita que permita os alimentos quentes ou se a refeição for consumida fria. Neste caso, os estudantes também não podem aquecer a comida nos microondas da escola para evitar a partilha de equipamentos.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
RFM  com uma emissão que vai d...RFM com uma emissão que vai dar um filme dia 28 - na ante estreia de "007: Sem tempo para morrer"A RFM É A RÁDIO OFICIAL DE 007 EM PORTUGAL E TEM PRÉMIOS PARA TI. VÊ TUDO SOBRE O FILME E A ANTESTREIA AQUImaisO próximo filme “Aquaman” cont...O próximo filme “Aquaman” conta com uma jovem atriz portuguesaJANI ZHAO É A ATRIZ PORTUGUESA QUE VAI FAZER PARTE DO ELENCO DO PRÓXIMO “AQUAMAN AND THE LOST KINGDOM”maisGalo de Barcelos gigante chega...Galo de Barcelos gigante chega ao Canadá e faz sucessoGALO DE BARCELOS NA LITTLE PORTUGAL, EM TORONTO, FOI INAUGURADO NO PASSADO SÁBADOmaisJá sabemos a data de estreia d...Já sabemos a data de estreia da 2.ª temporada de "Emily in Paris"ALÉM DA DATA DE ESTREIA DA 2.ª TEMPORADA DE "EMILY IN PARIS", JÁ FOI DIVULGADO UM NOVO TEASER DO QUE VEM AÍmaisPortugueses são dos que passam...Portugueses são dos que passam mais frio nas suas casasHÁ UM CONJUNTO DE FATORES QUE TORNAM AS CASAS PORTUGUESES UMAS DAS MAIS FRIAS DA EUROPAmaisNão fiquei colocado na Univers...Não fiquei colocado na Universidade que queria. E agora?SE É O TEU CASO, NÃO DESESPERES! HÁ MUITAS SOLUÇÕESmaisMargarida Corceiro compra casa...Margarida Corceiro compra casa aos 18 anos e recebe “onda de ódio”A JOVEM ATRIZ CONQUISTOU UM DOS SEUS MAIORES SONHOS, MAS A SUA FELICIDADE NÃO FOI PARTILHADA POR TODOSmais"Guerra dos tronos" vai ser fi..."Guerra dos tronos" vai ser filmado em Portugal. Queres ser figurante?ALGUMAS CENAS DA NOVA PREQUELA DE "GUERRA DOS TRONOS" VÃO SER FILMADAS EM MONSANTO, EM IDANHA-A-NOVAmaisEd Sheeran utiliza o estádio d...Ed Sheeran utiliza o estádio do Benfica para anunciar nova tour, mas Portugal fica de foraVEM AÍ UMA NOVA DIGRESSÃO DE ED SHEERAN PELA EUROPA, MAS, ATÉ AO MOMENTO, NÃO HÁ DATA PARA PORTUGALmais
Top