Por estes dias, já podes ter dado conta de que certas aplicações no teu Android não estão a funcionar.


Se andas a questionar a razão pela qual o Google Maps, o YouTube e o Gmail estão com falhas nós temos a resposta.


O sistema operativo Android impossibilitou o acesso a milhões de utilizadores a essas aplicações, uma vez que requere agora uma atualização para garantir a segurança dos dispositivos, sendo que os mais antigos “são mais vulneráveis a bugs e hackers”.


Foi esse o ponto de partida para o sistema operativo Android ter lançado a necessidade de atualizar todos os telemóveis.


A tal atualização pode não ser suportada por todos os dispositivos e, por isso, milhões utilizadores podem ficar sem acesso à sua conta Google e às respetivas aplicações já a partir desta segunda-feira, tal como avança o jornal “The Sun”.


Para contornar este problema, a solução passa por atualizar o sistema operativo Android, no mínimo, para a versão 3.0, e os dispositivos que não o suportarem terão de ser deixados de lado.



Neste momento, existe uma lista de smartphones que ainda utilizam uma versão abaixo da recomendada, como é o caso dos Sony Xperia Advance, Lenovo K800, Sony Xperia Go, Vodafone Smart II, Samsung Galaxy S2, Sony Xperia P, LG Spectrum, Sony Xperia S, LG Prada 3.0, HTC Velocity, HTC Evo 4G, Motorola, Fire e ainda Motorola XT532.


Se algum destes telemóveis for o teu, apressa-te para instalares a versão 3.0, uma vez que qualquer dispositivo que a tenha não vai estar sujeito a este bloqueio.


Para verificares o atual sistema operativo do teu telemóvel, terás de ir às definições, selecionar a opção “sistema”, e, de seguida, “definições avançadas”. Por lá, encontras a versão que tens e caso não consigas atualizar o telemóvel, podes sempre aceder ao YouTube ou ao Gmail através do browser, já que as aplicações vão passar a ter acesso vedado.