O nosso país tem mil e um encantos! Temos cidades, vilas e aldeias que impressionam quem as visita e que figuram nas mais importantes e especializadas listas do que não se pode perder no nosso país.


Entre tantos encantos, como palácios abandonados, praias de fazer perder a vista, cafés e ruelas deslumbrantes dignas de contos de fadas, existe também um fator que é cada vez mais importante e apreciado: a segurança.


Muitos de nós podem afirmar que vivem num país seguro, mas exise agora uma lista que o comprova.


Num momento em que a segurança é um dos principais fatores a ter conta quando se escolhe um destino, o índice de cidades seguras desenvolvido pelo “Economist Intelligence Unit” classificou 60 destinos internacionais em 76 indicadores diferentes. Entre eles, encontram-se a segurança digital, segurança de saúde, segurança de infraestruturas, segurança pessoal e segurança ambiental, introduzida este ano.


Entre os 60 destinos da lista, Lisboa é um deles e aparece na posição 28.ª, que lhe confere o estatuto de uma das cidades mais seguras do mundo em 2021.



No topo da lista, encontra-se a cidade de Copenhaga, na Dinamarca, que foi considerada pela primeira vez a cidade mais segura do mundo, com 82.4 pontos em 100. Seguem-se Toronto, no Canadá, Singapura, Sydney, na Austrália, e Tóquio, no Japão.


Para o primeiro lugar da lista, um dos fatores chave foi a baixa taxa de criminalidade que existe em Copenhaga, e que está, segundo o Presidente da Câmara da cidade, “atualmente, no nível mais baixo da última década”.


O que é que contribuiu para Lisboa estar nesta lista?


Naquilo que toca a Portugal, Lisboa entrou na lista de cidades mais seguras do mundo pela primeira vez. Conta com 70.1 pontos, ficando acima da média das cidades analisadas (66.1 pontos).


A capital portuguesa destacou-se a nível de segurança pessoal, ocupando o 9.º lugar com 76.9 pontos e obteve o pior resultado, com 57.5 pontos, na categoria segurança de saúde, ficando em 49º lugar. Em segurança digital, de infraestruturas e ambiente, Lisboa ficou no 28º lugar, com 64.3, 77.4 e 74.3, respetivamente.


Já do lado oposto da lista, que pode ser consultada na íntegra aqui, encontram-se as cidades de Lagos, na Nigéria, com 45 pontos, Cairo, no Egipto, com 43.7 pontos, Caracas, na Venezuela, com 40.5 pontos, Karachi, no Paquistão, com 39.7 pontos, e, por último, Yangon, em Myanmar, com 39.5 pontos.


Viver em Lisboa é visto como, cada vez mais, um privilégio, e, para tal, muito têm contribuído as várias distições e prémios que tem colecionado.