Mudaste de casa? Ou estás a pensar em redecorar algumas divisões? Se sim, e se a criatividade não está a chamar por ti, aqui vai uma ajuda.

As cores têm o poder de influenciar o nosso estado de espírito, mas num mundo - como o das cores - onde existem vários tons de branco, esta missão torna-se complicada. Em primeiro lugar, esquece as tendências, porque aqui o importante é sentires-te bem.


Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute e autora de “Colors For Your Every Mood” ("Cores para todos os Gostos") partilhou com o site "Apartment Therapy" algumas dicas. Vamos por divisão?


  • Quarto

Este é um espaço para relaxar, ou não fosse a divisão onde dormimos. Por isso, as cores a ter em conta devem ser neutras, em tons de cinza ou azul.


  • Sala de estar

Como é um espaço por norma cheio - com móveis, quadros, e outros acessórios - o ideal é optar por cores também neutras para as paredes e deixar que o resto brilhe por si, sem sobrecarregar a divisão. Opta por bege ou cinza.


  • Casa de banho

Aqui podes caprichar. Se queres que se assemelhe a um spa, pinta de azul ou verde pastel. Algo mais fresco e colorido, um rosa claro. O truque aqui é dar alguma cor a esta divisão.



  • Cozinha

A cozinha é também um espaço de reunião, por isso tem de ser o mais acolhedora possível. A especialista em cores aconselha tons ensolarados, como o amarelo (mas não muito forte) ou dourado que é "alegre, mas não muito claro".


  • Entrada

É a primeiro impacto que se tem da casa. Então, nada melhor do que cores fortes “que ofereçam algum drama, mas que não sejam muito brilhantes”. Desde cor framboesa, lilás ou verde azulado.



Conseguiste sentir alguma inspiração? Não te esqueças que a tua casa deve transmitir-se conforto e tranquilidade. Por isso, capricha na escolha da cor e leva o tempo que precisares até encontrares o tom perfeito.