Já todos sabemos o impacto das redes sociais nas nossas vidas, porque no limite somos nós as próprias “vítimas”. Seja desde os mais novos até aos seniores, as redes sociais são uma atração para a maioria das pessoas e tomam grande parte do nosso tempo, mesmo quando ele é curto.


Mas se há faixa etária que deve estar mais protegida dos efeitos das redes sociais são os mais jovens. Por todas e mais algumas razões. É uma fase da vida em que se formam as personalidades, hábitos e rotinas e nem sempre os Instagram’s ou Facebook’s desta vida têm isso em conta.

Por isso, o próprio Instagram decidiu acompanhar esta luta.
Consciente dos efeitos associados ao seu consumo excessivo, o Instagram vai lançar uma funcionalidade que recomenda uma pausa nas redes sociais aos utilizadores mais jovens. E pelo mesmo caminho irá o Facebook. O anúncio é feito à CNN e Reuters pelo vice-presidente de Assuntos Globais do Facebook, Nick Clegg.

Para já, ainda não se sabe como é que esta funcionalidade se vai concretizar, nem quando estará disponível, mas são boas notícias para os pais dos jovens. Já podem respirar de alívio.



Além disso, o Facebook também terá em conta o tipo de conteúdo consumido pelos adolescentes. Nick Clegg diz que os sistemas do Facebook vão conseguir mostrar o que o adolescente está a ver, nomeadamente o conteúdo repetido, para o avaliar e perceber se poderá comprometer o bem-estar do utilizador.


Não te esqueças de que é em off que a vida acontece. Fazer pausas nas redes sociais poderá revolucionar a tua vida.