O Natal é, por excelência, uma época em que as lojas recebem enchentes de pessoas. Muitas acorrem aos centros comerciais para escolherem presentes e surpreenderem os seus familiares e amigos, apesar desta tendência crescente desvirtuar o verdadeiro significado do Natal.


No entanto, este Natal, as lojas portuguesas podem ficar sem brinquedos e gadgets – os artigos que são, por norma, os mais escolhidos e comprados pelos portugueses.



O alerta vem da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que está preocupada com uma possível falta de stock devido a um “cocktail explosivo de problemas”.


O problema foi tornado público pelo diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que, em entrevista ao “ECO”, afirmou que está a acontecer um aumento do preço das matérias-primas, uma falta de chips eletrónicos e uma crise nos transportes marítimos.


Como tal, estas três variantes “estão a provocar muitos constrangimentos para a importação de produtos de fora da Europa”, nomeadamente nos equipamentos eletrónicos e nos brinquedos.


Os esforços estão a ser feitos e “os retalhistas estão todos a lutar para que não se venham a sentir” as falhas na produção e os possíveis atrasos na chegada de produtos aos portos portugueses, mas nada está ainda garantido.