Já há muito que se desconfiava que o Facebook registava tudo aquilo que os seus utilizadores viam, liam e escreviam na rede social.


Por vezes, é demasiado evidente, sendo que muitos utilizadores reportam que depois de uma conversa com alguém abrem o Facebook e lá aparece um produto que se falou e que nunca foi pesquisado. Há quem culpe o algoritmo de Facebook e há quem diga que é só uma coincidência.


Daqui a diante, essa suspeita vai tornar-se uma realidade e tal foi confirmado pelo Facebook, que está a desenvolver um novo sistema.


Trata-se de uma nova aposta da empresa em Inteligência Artificial (IA), que vai saber (ainda) mais sobre os utilizadores.


Um site de notícias norte-americano dá conta de que a empresa liderada por Mark Zuckerberg está a estudar e a desenvolver sistemas inteligentes capazes de ver, ouvir e lembrar-se de tudo aquilo que os internautas fazem.



Um exemplo disso mesmo são os óculos de Realidade Aumentada do Facebook, que, até ao momento, são capazes de gravar e partilhas imagens.


Daqui a uns tempos, este equipamento, com a ajuda da Inteligência Artificial, vai dar uma mãozinha nas tarefas do dia-a-dia e responder a perguntas como “Onde deixei as minhas chaves?” e esclarecer discussões, uma vez que vai ser capaz de confirmar quem disse o quê e quando. Vai ser literalmente uns segundos olhos, ouvidos e boca de quem os vai utilizar!


Para alguns, pode ser assustador, mas, para a empresa de Mark Zuckerberg, é um projeto inovador. Intitulado “Ego4D”, esta aposta vai assentar numa base de dados de vídeo na primeira pessoa, conhecida como "egocêntrico", e um conjunto de padrões/tarefas que os sistemas devem reconhecer e resolver.


Só que, a par desta novidade, estão já os especialistas em privacidade preocupados com o que pode vir aí. Existem implicações com a forma como os óculos de Realidade Aumentada do Facebook vão permitir aos utilizadores gravar outras pessoas, sem o seu consentimento, e ainda analisarem-nas.


Será que estamos prestes a assistir a uma enorme ameça à privacidade de cada um, mais do que aquela que se tem verificado nas redes sociais?