Lá vão os tempos em que, durante os confinamentos, se viam poucos carros nas estradas. Com a maioria dos portugueses em casa, muitos carros ficaram estacionados e, por isso, aqueles que tinham de se deslocar podiam fazê-lo à vontade, sem trânsito, sem passarem horas nas filas e buzinadelas.



Com um lento e progressivo regresso à normalidade, os portugueses têm agora de largar o teletrabalho e de voltar a conduzir para os respetivos trabalhos. Ora, é por isso mesmo que o trânsito em Lisboa está pior do que antes da pandemia.


E isto não é apenas impressão tua, é mesmo um facto!


Comparando o trânsito entre 27 de setembro e 3 de outubro deste ano com o mesmo período de tempo em 2019, os valores dão conta de que houve um aumento de 3%. Também na semana seguinte, excetuando o dia 4 e 5 de outubro, em que houve um feriado e ponte, o trânsito aumentou consideravelmente tendo em conta aquele que se verificou em 2019.


A análise e a explicação foram dadas por Fernando Nunes da Silva, especialista em transportes e urbanismo e professor do Instituto Superior Técnico, ao “Diário de Notícias”, que deu conta de que “este aumento de tráfego se deve essencialmente (...) ao desconfinamento e à retoma progressiva da atividade normal, com relevância para o início do ano letivo com aulas presenciais”.


Nestes tempos, verifica-se também uma utilização maior do carro do que dos transportes públicos, uma vez que os portugueses estão ainda com “receio de uma nova variante que provoque uma nova vaga de pandemia”.


Também a utilização do Metropolitano de Lisboa decresceu, uma vez que, em setembro de 2019, foram feitas 14 760 700 validações enquanto em setembro deste ano foram feitas apenas 8 442 194.


Afinal, não é mesmo impressão tua!

O trânsito em Lisboa aumentou e é provável que se mantenha assim por mais algum tempo. Respira fundo e vai contando até 10 quando sentires que estás perto de te irritar no trânsito.