São 45 minutos para salvar um doente em estado crítico, emergente ou inesperado. Neste escape room só entram médicos e, ao aliar a medicina com desafios - o que acabam por ser dois nomes que conjugam bem - potencia o treino do raciocínio clínico, o trabalho em equipa e a aplicação de conhecimentos clínicos em situações críticas.


Em tudo se assemelha a um hospital, com a única diferença de não serem doentes a sério. De resto, a adrenalina e o stress são os mesmos. Este escape room está disponível no Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health e utiliza um software de simulação.


Assim que o relógio começa a contar o tempo, os médicos têm acesso à história clínica do doente, podem pedir exames e analisar os resultados, prescrever fármacos e realizar todos os outros procedimentos que fariam com um doente real.



Desenvolvido pela empresa Nobox e UpHill, duas startups portuguesas dedicadas a desenvolver softwares para aumentar a qualidade dos cuidados de saúde, este escape room põe à prova todas as competências dos médicos. No final, como "prémio", recebem um relatório de análise, estruturado de acordo com as competências comportamentais e desempenho clínico observados durante o jogo.


É assim, uma avaliação à performance dos médicos de forma individual e também em equipa. Porque à semelhança de outras áreas, a medicina também alcança os seus feitos com trabalho de equipa.