É no TikTok que, por vezes, aparecem os mais variados truques que prometem facilitar a tua vida. Por exemplo, tens dificuldade em adormecer? Há, agora, uma tendência no TikTok que está a ser anunciada como uma forma milagrosa de acabar com isso. Não envolve comprimidos, é natural e está ao alcance de todos. Água de alface que é ingerida como infusão.


E como é que se faz? Colocas algumas folhas de alface numa caneca, cobres com água a ferver como se fosse um chá, durante dez minutos, e no fim bebes a água. Depois, pelo feedback que se vê no TikTok, podes esperar uma noite de sono profundo e sem interrupções.

Depois dessa partilha, foram várias as pessoas que replicaram e experimentaram esta milagrosa infusão. Os resultados parecem, como se vê nestes vídeos, muito eficazes.



No entanto, os especialistas mostram-se céticos. Não existe nenhuma evidência científica que prove que a água de alface é realmente eficaz no combate às insónias. Então, como é que se explica que esteja a funcionar com tanta gente?


Na medicina natural, a alface é vista como um sedativo. Num dos vídeos partilhados por uma dietista, na rede social, é explicado que a alface contém lactucário, que funciona como sedativo. Porém, a quantidade que se ingere com um copo de água de alface não faria qualquer diferença.

Estaremos perante um efeito placebo? É provável. Se ao bebermos a água de alface e acreditarmos que nos vai ajudar a dormir melhor, o corpo vai responder dessa forma.

Apesar de não haver evidências em como a água de alface ajuda a dormir melhor, também é verdade que não é nada que possa prejudicar a nossa saúde.

Por isso, como beber água de alface é inofensivo, podes sempre tentar. E depois, sim, implementar uma rotina saudável de sono: deitar cedo, deixar os aparelhos eletrónicos de lado, não beber café à noite, entre outros. Esta rotina está cientificamente comprovada que ajuda a ter boas noites de sono.