A pandemia fez aumentar o número de animais adotados e, agora, o desconfinamento está a aumentar o número de animais abandonados. Esta realidade estende-se e vai para além de Portugal. Em Inglaterra, o caso está a ganhar outros contornos e há já os chamados falsos abandonados. As pessoas estão a disfarçar os seus animais de estimação para parecerem abandonados e para os entregarem em abrigos.


Um abrigo para animais, no País de Gales, diz que em 15 anos de existência nunca houve tantos animais a serem entregues, segundo o Hope Rescue. Alguns funcionários do abrigo relataram à BBC situações mais drásticas e que estão a chocar tudo e todos. Há donos de animais que fazem de tudo para que o seu animal pareça que seja abandonado, e que viva na rua, e falam com os abrigos para os recolherem. E isto faz com que os "falsos abandonados" estejam a passar à frente na fila dos cães realmente abandonados.



Em Portugal, a realidade é semelhante. Não no sentido em que tenham sido registados casos de falso abandono, mas o número de animais abandonados aumentou desde o início do desconfinamento. O regresso à rotina pré-pandemia traz outras responsabilidades e menos tempo para cuidar de animais. Estes fatores acabaram por não ser equacionados por muitos donos, o que faz com estes animais fiquem à mercê de abrigos ou da rua mesmo.