Costuma dizer-se que a educação vem de casa e é, por isso mesmo, que o regime chinês está a pensar castigar os pais de crianças mal-educadas.


A medida surgiu com o objetivo de "repreender" ou "punir" os pais de crianças que se comportam mal ou "cometem crimes" e faz parte de um projeto de lei que está em cima da mesa do Congresso Nacional do Povo da República Popular da China (o mais alto órgão do poder estatal e legislativo).


A porta-voz da Comissão de Assuntos Legislativos do Congresso Nacional do Povo, Zang Tiewei, defendeu, de acordo com a "Reuters", que uma das razões pelas quais algumas crianças e adolescentes se portam mal é a "educação familiar inadequada ou falta dela".


Sendo esta uma das principais causas apontadas para os maus comportamentos, o projeto de lei pode vir a obrigar os pais a frequentar programas de orientação de educação familiar. Espera-se também, de acordo com o "New York Post", que os pais incutam nas crianças um sentido de "respeitar os idosos e cuidar dos jovens".



Nos últimos tempos, o governo da República Popular da China tem, de acordo com a "Reuters", tido "um controlo sobre a educação das crianças, com o objetivo de combater, através das mais variadas medidas, tanto o vício dos jogos em jogos online, como a tendência para idolatrar celebridades”.


A prova disso é o Ministério da Educação chinês ter imposto horas específicas para as crianças jogarem e ainda ter banido reality shows e programas com "influenciadores vulgares". A par destas medidas, a quantidade de trabalhos de casa e as atividades extra-curriculares foram também reduzidas para que as crianças não tenham uma grande carga de atividades no seu horário escolar.