Sabe-se que na estrada todo o cuidado é pouco. Seja para qualquer tipo de condutor, muito ou pouco experiente. No entanto, os acidentes acontecem e muitos são derivados de comportamentos de risco.


Ninguém é de ferro e esse é precisamente o mote da mais recente campanha nacional de sensibilização para a segurança na estrada da Guarda Nacional Republicana (GNR), que se dirige aos condutores, "em especial os de veículos de duas rodas a motor".


Para dar o ponto de partida para esta campanha, que acontece a partir do dia 2 até dia 7 de novembro, a GNR partilhou um vídeo que mostra maus comportamentos de vários condutores de motas que ultrapassam excessivamente as velocidades permitidas.


O vídeo, para muitos, é impressionante, uma vez que surgem fotografias de muitas motos destruídas na estrada. Esta campanha tem ainda o lema de "a mota podes trocar, a vida não!" e pretende "sensibilizar, informar e alertar todos os condutores de veículos de duas rodas a motor para as regras de segurança que devem acautelar durante a condução”.



Os condutores de veículos motorizados de duas rodas são um dos grupos de riscos pelas consequências que decorrem de acidentes graves e, por isso, à semelhança de uma outra campanha de sensibilização, a GNR quer inverter a tendência do aumento da sinistralidade em veículos motorizados de duas rodas e o vídeo que acompanha a campanha quer que os condutores estejam cada vez mais alerta.