Hoje é dia dos gatos bebés que têm, desde cedo, muita personalidade.

Sâo muito brincalhões, quando ainda são novos, mas revelam-se logo bastante autónomos! São queridos e fofinhos, mas também sabidos, independentes e cheios de personalidade.

Há coisas que os gatos adoram e outras que detestam e uma das coisas que mais gostam de fazer é a lambidela! Quando são bebés, é a mãe que os lambe, mas é certo que bem novos iniciam esta prática, autonomamente.

Por que razão, afinal, se lambem os gatos?

Não é 1 razão – a da higiene – mas são 3 razões!


1 - Lambidela a si próprio: higiene


A primeira razão da lambidela é a questão da sua auto-higienização.

Gato que é gato limpa-se frequentemente, lambendo-se. Garantir a sua própria limpeza, de forma – lá está – perfeitamente autónoma, faz parte das suas características. É observar o tempo que ocupam neste processo. Os gatos lambem com regularidade a barriga, as patas, a cauda e o lombo.

E isto porquê? Porque, deste modo, se veem livres dos pelos mortos e dos parasitas. Desta auto-limpeza os gatos não abrem mão e por isso, a lambidela a si próprio tem, em primeiro lugar, o propósito de se manter bem limpinho.



2 - Lambidela aos outros: afeto ou pragmatismo


A segunda razão é, apesar da sua autonomia e aparente frieza e do ar de "eu-tenho-vida-própria", por uma questão de afeto.

Sim, os gatos têm afeto uns pelos outros. Ou seja, os gatos lambem-se uns aos outros. E isto porque mantêm, nos seus hábitos, o processo de lambidelas que as mães lhe fazem nas primeiras semanas de vida. Portanto, o processo de lamberem outros significa que querem mostrar que têm afeto pelos outros gatos ou outras gatas. Assim sendo, quando o gato também lambe, por exemplo, a mão de alguém, quer isto dizer que tem afeto por essa pessoa.

Mas ainda existe uma razão mais pragmática. Os gatos lambem os outros gatos porque o próprio não chega, com a sua própria língua, a todos os sítios do seu corpo, como a parte de trás do pescoço, ou a parte de cima da cabeça.





3- Outro tipo de lambidela a si próprio: stress


Em terceiro lugar, pode a lambidela significar que o gato está em stress. Estas lambidelas são mais intensas e são executadas durante mais tempo.

O gato pode ter um stress momentâneo - porque ficou nervoso com uma qualquer situação - como pode estar num processo de agitação e de tensão mais longo.

A lambidela pode ser uma busca de relaxamento por parte do gato. Ainda assim, se os gatos se lamberem de forma muito forte e por um tempo demasiado longo, o médico veterinário deve ser consultado.


Portanto, os gatos podem lamber-se ou lamberem outros por razões diversas e quando se lambem, ou lambem os outros, sabem muito bem o que estão a fazer!