Já deste conta que os teus amigos estão a partilhar fotografias dos seus animais de estimação de forma a contribuir para a plantação de árvores? Motivados por uma conta de Instagram, que prometeu plantar uma árvore por cada uma das partilhas de animais, milhares de internautas estavam convictos de que tal iria acontecer.


Só que, afinal, não se vai suceder... O apelo “Vamos plantar uma árvore por cada fotografia do teu animal de companhia” foi lançado pela conta “Plant A Tree Co.”, que queria ajudar o ambiente através dessas mesmas partilhas, mas não teve mãos a medir quando a publicação se tornou viral.


Assim que perceberam o potencial para a publicação viralizar, a conta apagou rapidamente o autocolante – uma nova funcionalidade da rede social chamada “Add Yours”, que permite partilhar fotografias - mas este continuou a circular pelo Instagram.


Perante isso, as pessoas por detrás da conta “Plant A Tree Co.” viram-se obrigada a esclarecer que não têm meios para plantar mais de quatro milhões de árvores - o número de partilhas feito até essa data - uma vez que “percebemos imediatamente que a publicação ia crescer demasiado e que não teríamos recursos para plantar tantas árvores, por isso apagámo-la dez minutos depois. Mesmo tendo-a apagado, uma semana depois, continuaram a espalhar histórias fora do nosso controlo, chegando a milhões de publicações”.



Após ser acusada de não cumprir com o prometido, a conta decidiu aproveitar a onda solidária que se gerou, nas redes sociais, e passou de pedir fotografias a pedir dinheiro. Assim, foi criada uma angariação de fundos para a “Trees For The Future”, uma associação dedicada a plantar árvores.


As pessoas por detrás da conta “Plant a Tree Co.” garantem, na publicação, que não têm qualquer ligação com a associação e que não vão tocar no dinheiro que for angariado.