É certo e sabido que os gatos são animais independentes e cheios de personalidade! Quem os tem sabe bem aquilo que tem em casa e com o que pode contar.


No entanto, os gatos têm também o dom de, por vezes, surpreenderem os seus donos. Seja com alguma asneira ou outra que façam, as diferentes posições que adotam a dormir, os sítios mais apertados onde adoram esconder-se, as lambidelas que dão a si mesmos e, por vezes, aos donos. E há uma outra!



Descobriu-se que os gatos são capazes de localizar os seus donos apenas e só através das orelhas. Como é possível? Sabe-se que estes animais são muito astutos e estão constantemente alerta para qualquer som ou movimento.


Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Quioto, no Japão, confirmou mais uma das muitas habilidades dos gatos. Quando parados, estes animais conseguem identificar a localização dos donos através das suas orelhas sensíveis, que se movem em diferentes direções.


A experiência levada a cabo por uma estudante de doutoramento da Universidade de Quioto aconteceu em casa e num café de gatos. Sem verem os seus donos, os gatos tiveram de reagiar às suas vozes.


A equipa colocou altifalantes com gravações dos donos a chamarem pelos seus animais em diferentes sítios do espaço para perceber como é que os animais respondiam a esses sons. Ao mesmo tempo, um grupo de pessoas não especialistas em comportamento animal classificaram, de 0 a 4, o nível de surpresa destes animais tendo por base comportamentos como movimentos das orelhas e cabeça.


A conclusão foi clara! Os animais ficaram surpreendidos quando a voz dos donos se ouvia em diferentes altifalantes. Quando essa experiência se deu, os gatos deram sinal com as orelhas e responderam dessa forma às pistas sonoras.


Assim, o estudo veio mostrar que os gatos conseguem imaginar mentalmente onde estão os donos, sendo este um pensamento complexo e uma nova habilidade.


Além desta descoberta, a investigação mostrou também que os gatos, vistos como animais independentes e, por vezes, de pouco afeto, conseguem criar relações fortes com os seus donos. A investigadora principal do estudo concluiu o estudo dizendo que “geralmente, acredita-se que os gatos não estão tão interessados nos seus donos como os cães, mas o que acontece é que eles representam nas suas mentes a presença invisível dos donos”.


Este é só mais um sinal, entre tantos outros, de que o teu gato gosta mesmo muito de ti!