A canção dos Beatles que Paul McCartney escreveu em Portugal

NO NOVO LIVRO PAUL MCCARTNEY “THE LYRICS”, O MÚSICO CONTA COMO ESCREVEU A LETRA DE UM DOS SEUS MAIORES SUCESSOS, EM PORTUGAL

Teresa Lage


No seu novo livro “The Lyrics” - uma obra de dois volumes em que reúne as histórias, manuscritos e centenas de fotografias relacionadas com 154 das suas canções, gravadas ao longo de 64 anos - Paul McCartney conta-nos uma história que não é nova. Este episódio já tinha sido revelado por si a Ray Coleman, em 1995, no livro “Yesterday and Today”, referido por Luís Pinheiro de Almeida e por mim, em 2002, no livro “Beatles em Portugal” e confirmada ao vivo, pelo próprio Paul McCartney, em maio de 2004 no Parque da Bela Vista no início do primeiro Rock in Rio-Lisboa, no seu único concerto no nosso país, quando, no encore, agradeceu a inspiração de Portugal para a música que ia cantar a seguir.

Apesar de tudo, agora no seu novo livro “The Lyrics” o ex Beatle confirma, com mais pormenores, que “Yesterday” – provavelmente o seu maior sucesso de sempre, foi finalizado e ganhou este nome em Portugal.



Ainda no tempo dos Beatles, Paul McCartney passou as suas primeiras férias em Portugal, em 1965.

Foi na sua primeira viagem a Albufeira com a namorada Jane Asher, na viagem de carro entre Lisboa e o Algarve que Paul McCartney escreveu a letra de “Yesterday” – uma melodia que lhe tinha “aparecido em sonhos” dois anos antes e a que a que tinha dado o nome provisório de “scrambled eggs” (ovos mexidos).

Em “The Lyrics” o músico conta que depois de ter perguntado incrédulo a toda a gente se aquela música com que tinha acordado um dia já existia, e de concluir que a tinha mesmo composto…Paul McCartney arranjou-lhe uma letra provisória “Scrambled eggs oh my baby how I love your leggs” e andou meses a tocá-la ao piano, tentando escrever um poema que fizesse sentido naquela melodia. Richard Lester, o realizador de “Help!” já não o podia ouvir nos intervalos das filmagens da segunda longa-metragem dos Beatles e chegou a ameaçar tira-lhe o piano se o ouvisse a cantar outra vez “scrambled eggs”.




No entanto, em 1965, num intervalo das filmagens de “Help” quando Paul McCartney veio com a namorada de férias até Portugal, para passar uns dias em Albufeira na casa de Bruce Welch dos Shadows (a banda de Cliff Richard) na rua que agora tem o nome de Sir Cliff Richard e resolveu finalmente o problema.

Na viagem de carro de cerca de 3 horas do aeroporto de Lisboa até Albufeira (ainda não havia aeroporto em Faro), num dia quente e poeirento, sentado no banco de trás de um carro alugado, sem nada para fazer começou a pensar em silabas e palavras que se encaixassem naquela música… Lembrou-se de “Yesterday”, “Suddenly” e também de que as pessoas gostavam de canções tristes. No final da viagem, quando chegou a Albufeira a letra estava pronta!

Quando entrou em casa pediu a Bruce Welch uma guitarra e tocou pela primeira vez para o guitarrista dos Shadows aquela que se tornaria na canção mais gravada de sempre com o recorde do Guinness de mais de 2.500 versões diferentes, mais de 10 milhões passagens na rádio norte-americana, um dos maiores sucessos dos Beatles e da música popular.




Depois de duas semanas de férias em Portugal, a 11 de junho de 1965, Paul viu-se obrigado a deixar o Algarve e regressar a Londres um dia antes.

De volta a Lisboa passou ainda por Vila Franca de Xira onde almoçou com Jane Asher na antiga “Estalagem do Gado Bravo” e falou com o jornalista Baptista-Bastos.

A razão do regresso antecipado deveu-se a um evento importante na história dos Beatles – a recepção em Buckingham Palace, para receber, com os outros 3 Beatles, das mãos da rainha Isabel II, a condecoração da Ordem do Império Britânico.



“Yesterday”, a balada escrita em Portugal, seria gravada dias 14 e 17 de junho de 1965, no estúdio 2 de Abbey Road, em Londres, pela primeira vez sem os outros Beatles que, segundo Paul, acharam que não acrescentariam nada à música e que ele a deveria gravar sozinho, apenas com um quarteto de cordas.

Por se tratar de uma música diferente, “Yesterday” não foi, na altura, lançada em single pelos Beatles em Inglaterra, apenas incluída na banda sonora do filme “Help!” dos Beatles.

A editora queria lançar “Yesterday” em single mas não os deixámos editar o disco em Inglaterra porque eramos uma banda de rock n roll.

Mas nos Estados Unidos cedemos…porque não vivíamos lá.”

Paul McCartney (in: “The Lyrics”)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Beatles lançam novo trailer do...Beatles lançam novo trailer do documentário "Get Back" e reedição especial de "Let it Be"6 HORAS DE BEATLES EM 3 DIAS – “THE BEATLES: GET BACK” VAI CHEGAR EM NOVEMBRO NA DISNEY +. A 15 DE OUTUBRO O GRUPO LANÇA REEDIÇÃO ESPECIAL DO ALBUM "LET IT BE"maisQual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos? Vota aqui!GOSTAS DE BANDAS PORTUGUESAS? A RFM QUER ELEGER A MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS E CONTA CONTIGO. ESTAS SÃO AS BANDAS FINALISTAS. QUAL É, PARA TI, A MAIOR?mais“Eu nunca pensei que os Delfin...“Eu nunca pensei que os Delfins fossem tão longe. Enganei-me muitas vezes” – David Ferreira à RFMA PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA “MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS A RFM REUNIU 2 MÚSICOS DE BANDAS E 2 PESSOAS RESPONSÁVEIS PELOS SUCESSO DE MUITAS BANDASmais“O público é altamente infiel!...“O público é altamente infiel!” Vasco Sacramento à RFMO DIRETOR DA “SONS EM TRÂNSITO” PARTICIPOU NO "RFM SUMEET", A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA “MELHOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS” E SURPREENDEU-NOS COM AS SUAS HISTÓRIAS E DECLARAÇÕES.mais"A Resistência acontece por ca..."A Resistência acontece por causa de um partido político que não tem dinheiro para fechar a campanha" -Miguel Ângelo na RFMFOI ASSIM O PRIMEIRO "RFM SUMEET", NO ARRANQUE DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS".mais“Daniel (Oliveira) quando prec...“Daniel (Oliveira) quando precisares que te substitua, estou aqui”- Bárbara Guimarães na RFMELA É UMA DAS MAIS ICÓNICAS E SIMPÁTICAS APRESENTADORAS DE TELEVISÃO PORTUGUESAS. BÁRBARA GUIMARÃES FOI DIA 15 DE NOVEMBRO A CONVIDADA DO WI-FImaisCinco destes vencedores vão ca...Cinco destes vencedores vão cantar com Noble. Vota aqui no teu preferido.NOBLE QUER CANTAR EM DUETO COM 5 VENCEDORES RFM.E QUEM VAI ENTRAR NO NOVO DISCO DO NOBLE É...maisEle treinou duas das maiores e...Ele treinou duas das maiores estrelas do ténis de todos os tempos"KING RICHARD PARA ALÉM DO JOGO", COM WILL SMITH, CHEGA AOS CINEMAS DIA 18 COM A RFMmais"Deixámos o Adam Levine, dos M..."Deixámos o Adam Levine, dos Maroon 5, pendurado" - Melim na RFMANTES DOS CONCERTOS NO PORTO E EM LISBOA, OS BRASILEIROS MELIM CANTARAM E ENCANTARAM NA RFMmais
Top