No meio do caos e da tensão que se vive na fronteira da Bielorrússia com a Polónia, onde milhares de imigrantes querem tentar entrar na União Europeia, surgiu um pedido emocionante dirigido a Cristiano Ronaldo.


Uma das muitas crianças acampadas na tal fronteira dirigiu-se ao craque português, através de um vídeo, para lhe pedir ajuda para um amigo, de nove anos, que vive sem as duas pernas e precisa de chegar até à Alemanha para receber tratamento.


Este amigo chama-se Taman, um menino que sofre de uma doença óssea degenerativa que iria receber tratamento num hospital alemão, antes de os pais saírem do país de origem. No entanto, a família não conseguiu os vistos a tempo e a doença começou a piorar de forma galopante. Os médicos iraquianos viram-se assim obrigados a amputar as duas pernas do rapaz.


Atualmente, Taman desloca-se com a ajuda de duas próteses e os seus dias têm sido passados a dormir ao relento com os pais e os dois irmãos - um de 11 anos e uma bebé de sete meses – perto da vedação de arame farpado da fronteira.


A criança, que falou em inglês no vídeo, dirigiu-se a Cristiano Ronaldo para lhe dizer que Taman “precisa da sua ajuda para recuperar a perna, ele adora-o e gostava de vê-lo ou ver um jogo consigo.”


O apelo desta criança terminou com o pedido para dar uma “vida melhor do que esta” a Taman, que “precisa de ir para a Europa ou outro sítio”.



A família de Taman deixou o Curdistão iraquiano, onde viviam, para conseguir chegar até à Alemanha e dar uma vida melhor aos filhos.


Até ao momento, não se sabe se o apelo e a história de Taman já chegaram a Cristiano Ronaldo, uma vez que o capitão da Seleção Nacional não fez comentários nas suas redes sociais.