É por todas as crianças, que têm o direito de crescerem no seio de uma família, no conforto de um lar, com amor, carinho e educação, que o "Dia do Pijama" foi criado. E não é por acaso que é celebrado no mesmo dia que a Convenção Internacional dos Direitos da Criança. No dia 20 de novembro, lembramos o que não pode faltar a nenhuma criança, independentemente da sua nacionalidade, religião ou cultura.


Por ser um dia tão especial, sempre que o "Dia do Pijama" é celebrado a um fim de semana, como é o caso deste ano, é escolhido um outro dia (um dia útil) para a sua celebração. Por isso, este ano, comemora-se segunda-feira, 22 de novembro.


Este é um dia português, criado pela Mundos de Vida - Associação para a Educação e Solidariedade, e em que as crianças até aos 10 anos vão para a escola vestidas de pijama. É assim um dia feito por crianças e para crianças, porque não há ninguém melhor para alertar e dar visibilidade a estas questões do que elas.



Desta forma, através deste dia pretende-se sensibilizar os portugueses, cuja solidariedade lhes é tão característica, para o aumento do número de famílias de acolhimento. É possível encontrar novas soluções, e dar esperança a milhares de crianças que vivem uma infância sem memórias de uma vida em família. E isso pode começar com um dia como este.