Já pensaste no dinheiro e tempo que gastas no trânsito todos os dias? E ao fim de um ano? Estes são fatores que pesam nas rotinas e orçamentos das famílias e que muitas vezes não são tidos em conta.


A Budget Direct fez alguns cálculos para perceber o custo de ficar parado no trânsito durante a hora de ponta e chegou a valores surpreendentes. Por exemplo, o Porto é a cidade onde se perde mais tempo e dinheiro no trânsito. Todos os anos, os portuenses perdem 907 euros nas 110 horas anuais que passam no trânsito.

Em segundo lugar está, para surpresa de poucos, Lisboa. Na capital, as pessoas perdem 898 euros nas 108 horas no trânsito. E Braga surge em terceiro lugar, com 69 horas e 572 euros perdidos todos os anos.



Funchal e Coimbra surgem nos últimos lugares na lista das cidades portuguesas onde as horas de ponta saem mais caras. Ninguém gosta de trânsito e desconfiamos que, depois de lerem este artigo, vão gostar ainda menos. Sobretudo depois da subida nos preços dos combustíveis a que temos assistido.


Calcula bem o tempo antes de saíres de casa, porque muitas vezes a solução passa por sair mais tarde do que o previsto. Quantas e quantas vezes não saíste mais cedo de casa para chegares a horas ao trabalho e passas metade do tempo no trânsito?

Mas não desanimes. Há cidades muito piores. Por exemplo, em Hong Kong, cidade que ocupa o pódio deste ranking, os habitantes gastam mais de 3 mil euros por ano no trânsito.