A poucos dias de dezembro, as ruas das cidades e das vilas portuguesas estão perto de se transformarem em pequenas aldeias de Natal. Com a iluminação, com a decoração, com as figuras do presépio em várias rotundas, tudo fica pronto para receber o Natal, que está cada vez mais perto!


Há quem comece cedo a decorar a casa de Natal e quem adore e se divirta bastante a fazê-lo e há quem precise de algumas ideias.


Por tantas cidades espalhadas do mundo, existem árvores de Natal enormes, magníficas e de suster a respiração de tão originais que são. Pode ser que seja daqui que tiras inspiração para a árvore de Natal deste ano!



1. Aquela que se estende por um monte acima


Construiu-se na encosta do Monte Ingino, no Centro da Itália, uma árvore de Natal totalmente diferente do que já se tinha visto.


Foi reconhecida em 1991 como a maior do mundo, uma vez que se estende por uma área que corresponde a cerca de 30 campos de futebol. Possui 750 metros de altura, 450 metros de largura e mais de 500 lâmpadas de cores diferentes. Em 2011, foi o Papa Bento XVI que a acendeu e também já o Papa Francisco o fez!



2. Aquela que flutua numa lagoa


É na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, que se tem erguido a maior árvore flutuante do mundo. É iluminada por 3,3 milhões de pequenas lâmpadas e mede mais de 70 metros de altura.


Por cá, Portugal já teve também o título da maior árvore flutuante da Europa. Durante dois anos consecutivos, a baía de S. Martinho do Porto recebeu a estrutura de madeira e aço da maior árvore de Natal flutuante da Europa – feita por dois portugueses – que tinha 25 metros de altura.



3. Aquela que tem a forma de um bolo e outra que está debaixo de água


Em 2008, o Centro Comercial de Jacarta, na Indonésia, recebeu uma árvore de Natal que tinha o aspeto de um bolo. Com mais de 33 metros de altura e nove metros de diâmetro, o bolo grande era composto por pequenos bolos com decorações natalícias que, juntos, formaram uma enorme árvore de Natal.


Já em 2020, o aquário de Jakarta atraiu visitantes por ter uma árvore de Natal debaixo de água e até uma sereia "verdadeira"!



4. Aquela que é feita de peças de Lego


Construída por mais de 600 mil peças de Lego e inúmeras luzes LED, entrou diretamente para o livro do Guinness. É a maior árvore do mundo construída por peças de Lego e abrilhantou a estação de comboios de St. Pancras, em Londres, em 2011.



5. Aquela que é uma árvore, mas ao mesmo tempo uma ponte


O Brasil conta com mais uma das árvores de Natal mais insólitas do mundo.


Desta vez, em São Paulo e é diferente de todas as outras. A árvore foi “construída” na Ponte Octávio Frias de Oliveira, e iluminou os carros e as pessoas que por lá passaram durante o Natal de 2008.


Com mais de 40 mil luzes LED e 100 metros de altura, a maior árvore de Natal numa ponte era vista a quilómetros de distância.



6. Aquelas que são feitas de garrafas de plástico e pneus


A originalidade alia-se também à sustentabilidade e o resultado são, entre muitas outras, árvores de Natal feitas de garrafas de plástico e de pneus. Neste caso, há dois anos, foi instalada uma árvore em Salvador, na Bahia, totalmente feita com mais de 20 mil garrafas de plástico.



Já na Austrália, mais propriamente em Lismore, surgem todos os anos árvores feitas com materiais reciclados. Já foram chapéus de chuva, pneus, tampas, garrafas de plástico, latas de alumínio, bidões utilizados na agricultura e palha, entre outros.



E agora as maiores do mundo são...


1. A maior árvore de Natal do mundo


Foi inaugurada no centro comercial Northgate, na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.


Temos de recuar muito no tempo para chegarmos ao ano em que se conheceu a árvore de Natal mais alta do mundo. Em 1950, o centro comercial tinha acabado de abrir portas e umas das formas de atrair clientes foi apostar na maior árvore de Natal do mundo, que media mais de 64 metros e entrou diretamente para o Guinness World Records.



2. A maior árvore de Natal natural do mundo



A maior árvore de Natal natural do mundo pertence a Dortmund, na Alemanha. Com mais de 45 metros de altura, a árvore é a principal atração do mercado de Natal da cidade. No entanto, esta tem um truque!


A árvore é composta por mais de 1700 abetos que são colocados uns em cima dos outros para lhe dar forma e altura.



3. A maior árvore de Natal da Europa foi portuguesa!



O nosso país já teve a maior árvore de Natal da Europa! Entre 2004 e 2010, a árvore ocupou e iluminou o Terreiro do Paço e o Parque Eduardo VII, em Lisboa, e a Avenida dos Aliados, no Porto, alternadamente.


Com mais de 76 metros de altura e 1 milhão e 600 mil micro-lâmpadas, esta árvore portuguesa (por sinal!) ficou igualmente na história das maiores árvores de Natal.



As árvores de Natal são um dos símbolos mais associados a esta época natalícia e a sua história vem de lá detrás. É incrível o facto de existirem tantas e tão diferentes, para todos os gostos e feitios, umas maiores e outras mais pequenas!