Português faz a primeira aterragem da história de um Airbus A340 na Antártida

A COMPANHIA AÉREA HI FLY FOI A PRIMEIRA A TER UM AIRBUS A340 A ATERRAR NA ANTÁRTIDA

Madalena Costa


Um piloto português acabou de escrever uma nova página na história da aviação! O vice-presidente da companhia aérea portuguesa Hi Fly, Carlos Mirpuri, esteve aos comandos do primeiro avião Airbus A340 que aterrou na Antártida.


O dia em que um Airbus A340 aterrou pela primeira vez numa pista de gelo glacial da Antártida começou com muito entusiasmo da equipa liderada pelo piloto português, que documentou esta experiência no “Diário do Capitão” publicado no site da Hi Fly.


Apesar do dia longo que se avizinhava, a emoção pairava entre a tripulação, composta por 23 pessoas, “de participar num evento tão único”.


De cintos postos e preparadores para fazer história, a tripulação comandada por Carlos Mirpuri partiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, no dia 2 de novembro, e durou cerca de cinco horas em cada sentido.


No entanto, minutos antes da descolagem, houve um contratempo. O piloto português apercebeu-se de que "havia uma atividade intensa de pássaros sobre a pista e pedi à torre para fazer os procedimentos necessários de modo a afastá-los. A última coisa que queremos em qualquer voo é uma colisão de pássaros e danos potenciais nos motores."


Às 8h19, o Airbus A340 estava finalmente no ar!



Até ao dia da aterragem na Antártida, houve uma grande preparação. Durou vários meses e um dos principais obstáculos foi, segundo o site da companhia aérea, a ausência de equipamento de auxílio à navegação pelo que a aterragem teve de abdicar de um conjunto de procedimentos automáticos habitualmente utilizados em navegação aérea. De acordo com o piloto português, fez-se a "aproximação e aterragem com a maior precisão que conseguimos, e a aeronave comportou-se exatamente conforme esperávamos. Quando paramos, ouvi uma salva de palmas na cabine. Estávamos contentes. No final de contas, estávamos a fazer história!".


A chegada deste avião à Antártida serviu de teste para, no futuro, transportar alguns turistas, cientistas e cargas essenciais para o continente.


É mais um grande passo para o homem e para a história de aviação com selo português!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
As 6 árvores de Natal mais ins...As 6 árvores de Natal mais insólitas do mundoCOM O NATAL A APROXIMAR-SE, EXISTEM VÁRIAS ÁRVORES ESPALHADAS POR TODO O MUNDO QUE IMPRESSIONAM PELA SUA ORIGINALIDADEmaisDia 25 de novembro é Natal, na...Dia 25 de novembro é Natal, na RFM!FALTA UM MÊS PARA O NATAL E A RFM VAI DAR-TE UM DIA INTEIRO DE MÚSICAS DE NATAL E SIM VAI LÁ ESTAR MARIAH CAREYmaisComic Con Portugal está de vol...Comic Con Portugal está de volta em dezembro com a RFMDEPOIS DE O EVENTO PRESENCIAL TER SIDO INTERROMPIDO PELA PANDEMIA, A COMIC CON PORTUGAL REGRESSA AO VIVO E A CORESmais25 de novembro de 1975: o dia ...25 de novembro de 1975: o dia em que Portugal esteve quase à beira de uma guerra civilMENOS DE 2 ANOS DEPOIS DA REVOLUÇÃO DO 25 DE ABRIL, O PAÍS ESTAVA A BRAÇOS COM OUTRA MOVIMENTAÇÃO MILITAR: O 25 DE NOVEMBRO DE 1975maisSe te estás a sentir em baixo,...Se te estás a sentir em baixo, estas fotografias vão animar o teu dia!DESDE PESSOAS QUE SUPERARAM UM CANCRO A ABRAÇOS EMOCIONANTES COM ANIMAIS, ESTAS FOTOGRAFIAS SÃO HISTÓRIAS FELIZES E VÃO ANIMAR O TEU DIAmaisE vão 17 subsídios já atribuídosE vão 17 subsídios já atribuídosA RFM está a atribuir subsídios no valor de 1.500€. Subsídio - mais uma medida RFM para animar os portugueses aprovada pelo Banco CredibommaisMãe obcecada pelo Natal torna-...Mãe obcecada pelo Natal torna-se viral, depois de a filha partilhar vídeo com três árvores montadasTRÊS ÁRVORES DE NATAL, GRINALDAS NAS JANELAS E NOS TETOS DA CASA, ALMOFADAS E MEIAS NATALÍCIAS NOS PÉS DAS CADEIRAS DECORAM A CASA DESTA SUPER FÃ DO NATALmaisEstes são os presentes que os ...Estes são os presentes que os portugueses mais querem receber no NatalSÃO PRESENTES SIMPLES E FÁCEIS DE ENCONTRARmaisAs 10 músicas de Natal mais po...As 10 músicas de Natal mais populares de sempreESTAS SÃO AS 10 MÚSICAS DE NATAL MAIS CONHECIDAS DE TODOS OS TEMPOSmais
Top