O Natal está a chegar e Portugal, de norte a sul, está ao rubro. As várias cidades do país têm-se iluminado nos últimos dias e a magia da época natalícia já se sente pelas ruas. E, no que toca aos enfeites de Natal, Portugal não tem mãos a medir.


O maior Pai Natal do mundo é nosso e fica em Águeda. São mais de 21 metros de altura e 250 mil luzes LED que é, nesta altura, uma verdadeira atração turística. É uma figura que se vê de vários pontos de Águeda e que faz as delícias dos pequenos e graúdos.



E em termos de recordes, Águeda não fica por aqui. Se se podem gabar de que têm o maior Pai Natal do mundo, também podem dizer que têm o mais pequeno do mundo.


Como é que isso é possível? Foi feito por um escultor através de fibra Kevlar, esculpida com uma micro-escova de aço e uma agulha de acupuntura achatada, e é preciso um microscópio para o conseguir ver.


O Pai Natal surge dentro da abertura de uma agulha, por cima de uma árvore de Natal igualmente microscópica, que tem pedaços de embalagens transparentes, para brilharem com a luz. Uma verdadeira proeza.



Já em Valongo, Ermesinde, fica a maior árvore de Natal do país, com 55 metros de altura. Até então o recorde era detido por Aveiro, mas Valongo decidiu acrescentar mais 5 metros de altura e detém agora o recorde nacional.