Na Coreia do Sul, o descanso e a fuga ao stress são levadas muito a sério. Por exemplo, junto ao parque urbano Seoul Forest há uma casa de chá em que o silêncio impera. Só tem lotação para 10 pessoas, ninguém pode falar, nem entrar calçado e o telemóvel deve estar no modo silencioso. Aqui, as pessoas só estão autorizadas a ler, escrever, meditar ou simplesmente olhar para as árvores.


Também há uma competição, Space Out, cujo objetivo é atingir a menor frequência cardíaca possível junto a uma floresta, na ilha de Jeju. Este conceito está a espalhar-se por outros países. Já nos cinemas descansa-se através das nuvens. Durante 40 minutos, um filme simula uma viagem de avião de 40 minutos sobre e através das nuvens. E aqui mais importante do que estar atento à trama é descansar.



Os especialistas reconhecem que estas são práticas poucos comuns ainda, mas que podem ajudar e muito a lidar com os sentimentos de solidão e stress provocados pelos quase dois anos de pandemia. Na Coreia do Sul, há cada vez mais espaços em que o objetivo é fazer absolutamente nada. Porque também é importante e faz bem.