Esta quarta-feira, 1 de dezembro, Portugal entrou em estado de calamidade. O que é que isso significa? Algumas restrições. Se não estás a par ou estás confuso com tantas alterações, não te preocupes. Reunimos tudo o que precisas de saber a partir de amanhã:


Onde é que tenho de usar máscara?


A máscara volta a ser novamente obrigatória em todos os espaços fechados. Isso inclui, claro, cafés, bares, restaurantes e discotecas. Esta foi uma nova mudança. Quando foi confirmada a reabertura de discotecas e bares a partir de 1 de outubro, António Costa afirmou que não fazia sentido exigir a utilização de máscaras pelos clientes destes espaços, sendo apenas necessária a apresentação de certificado digital, que poderia ser relativo a vacinação, recuperação ou teste negativo. Agora, as regras mudaram e para estar dentro de bares e discotecas terás de utilizar máscara.


Em que situações tenho que mostrar certificado digital?


Vais ter de mostrar o certificado digital válido, em qualquer dia da semana, para entrares em restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, eventos com lugares marcados (como espetáculos de teatro) e ginásios.


E se não tiver certificado digital válido?


Caso não estejas vacinado, para entrares em restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, eventos com lugares marcados (como espetáculos de teatro) e ginásios terás de apresentar um teste negativo.


Onde tenho de apresentar obrigatoriamente teste negativo – mesmo que tenha certificado digital válido?


Há locais que, mesmo que tenhas certificado digital válido, terás de apresentar teste negativo à Covid-19. São eles lares, grandes eventos sem lugares marcados, recintos improvisados e recintos desportivos, bares e discotecas e visitas a pacientes internados em unidades de saúde.

Os testes negativos à Covid-19 serão exigidos a todas as pessoas a partir dos 12 anos.


Quando se fala em testes, quais são?


Sempre que ouvires que é exigido a apresentação de um teste negativo à Covid-19, trata-se de teste rápido realizado nas 48 horas anteriores ou teste PCR realizado 72 horas antes.


Vou voltar a trabalhar em casa?


Para já, o teletrabalho não é obrigatório. O Governo apenas recomendou o teletrabalho sempre que possível. Porém, entre 2 e 9 de janeiro, Portugal vai entrar na "semana de contenção", em que o teletrabalho vai ser obrigatório e as discotecas, bares, escolas (públicas ou privadas), ATL’s e creches estarão encerrados.


Para os viajantes que entrem em Portugal


Todos os que entrarem em Portugal, a partir de amanhã, têm de apresentar um teste negativo à COVID-19, mesmo que tenham certificado digital de vacinação, e independentemente do ponto de origem do voo ou da nacionalidade do passageiro.


Há restrições para o Natal e passagem de ano?


Não. Tudo depende do número de novos casos até lá. Se a situação pandémica se agravar, podemos vir a enfrentar novas restrições. Para já, recomenda-se que se façam autotestes antes de as famílias se juntarem em casa.