É Natal porque celebramos o nascimento de Jesus e, por isso mesmo, fazemos o presépio, ou seja, construímos em casa a cena do nascimento do menino Jesus. Aliás, o presépio é possivelmente o único cenário da História do mundo, que se representa em casa.


Um pouco por todo o mundo, há vilas e cidades que ficam conhecidas pelos seus presépios. O maior presépio de Portugal está, mais uma vez, em Vila Real de Santo António, no Algarve, e podes visitá-lo até janeiro, tal como avança o Público.


Tem 5700 peças - muitas delas animadas - e ocupa uma área de 240 metros quadrados. Foi construído e montado em 40 dias, cerca de 2500 horas de trabalho que a organização dedicou a este presépio incrível, o maior do país.


Entre muitos materiais, que foram necessários para a produção do presépio, estão na lista 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3.000 quilos de cortiça e quilómetros de cabos para as iluminações e animação dos muitos elementos que compõem o maior presépio de Portugal.


No presépio de Vila Real de Santo António, há ainda a recriação de locais e cenários típicos da zona, como a Praça Marquês de Pombal, as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as salinas e as noras algarvias.


Vê aqui as imagens do maior presépio de Portugal!