Esta é uma das principais questões que surgem na altura do Natal e que dá muito que falar! Uns adoram e têm-no em casa logo no início do mês de dezembro, outros não gostam e nem querem vê-lo à frente.


Apesar de o bolo-rei dividir opiniões, é certo que, na maioria das casas portugueses, ele está presente e é uma nossas maiores tradições.


Por isso, muitas pastelarias espalhadas pelo país dedicam dias e noites à confecção de milhares bolos-rei. Entre elas, as técnicas e os métodos diferem, os ingredientes e os sabores misturam-se e o produto final muda, inevitavelmente, de região para região.


Na realidade, todos querem provar o melhor bolo-rei e esse já foi apurado! Para provar o melhor dos melhores, tem de se ir até Aveiro, mais precisamente à Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro.


O bolo-rei desta pastelaria portuguesa ganhou o prémio “Melhor dos Melhores” na 10.ª edição do Concurso Nacional de Bolo-Rei Tradicional Português realizado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em Santarém (CNEMA) e pela Qualifica/oriGIn Portugal.



O segredo para o sucesso deste bolo-rei, de acordo com o site da pastelaria, “está nos seus ingredientes, na dedicação e confecção cuidada, onde todo o seu processo é artesanal. A receita original é da Milu, onde se destaca a qualidade dos ingredientes e amor pelo que faz”.


Nos últimos oito anos, esta pastelaria de Aveiro arrecadou quase sempre o prémio de melhor bolo-rei tradicional do país. No concurso deste ano, a Flor de Aveiro conquistou também o ouro para o bolo-rei, o bolo-rainha e o bolo-escangalhado.


O Concurso Nacional de Bolo-Rei Tradicional Português distinguiu ainda com medalhas de ouro e de prata outras pastelarias portuguesas que têm bolos-reis, bolos-rainha e bolos escangalhados dignos desta distinção.


Se és daqueles que adoras bolo-rei ou bolo-rainha ou o escangalhado tens de provar estes premiados!