A Nova Zelândia prepara-se para impedir que os jovens nascidos depois de 2008 comprem tabaco de forma legal. Isto porque o governo da Nova Zelândia vai aplicar fortes restrições ao tabaco, e uma delas é impedir que os jovens, nascidos depois deste ano, fumem seja em que circunstância for.


As decisões foram anunciadas esta quinta-feira e incluem ainda a redução da quantidade legal de nicotina e a diminuição dos locais onde os maços são vendidos, que vão passar de 8 mil para menos de 500.


O grande objetivo é acabar com o tabagismo no país e, até 2025, o governo quer reduzir o número de fumadores para 5% e depois eliminá-lo por completo.


As razões para estas decisões prendem-se com dois motivos: o tabaco provoca um em cada quatro cancros e é uma das principais causas de morte na população da Nova Zelândia e o facto de o governo querer, de acordo com a ministra da saúde do país, Ayesha Verall, “garantir que os jovens nunca comecem a fumar”.


Atualmente, a idade legal para se fumar na Nova Zelândia está fixada nos 18 anos, mas também isto vai sofrer uma alteração. A idade legar para fumar vai aumentar um ano todos os anos. Assim, as pessoas que completam 14 anos em 2023, altura em que a lei deve entrar em vigor, vão estar sempre abaixo do limite legal. O Governo espera que a chamada "geração sem fumo" tenha menos probabilidade de sofrer cancro do pulmão ou doenças cardiovasculares.


No entanto, as restrições não se aplicam aos cigarros eletrónicos, uma vez que são considerados, para o governo neozelandês, menos perigosos.