No ano passado, recebi um pequeno presente pelo correio, sem estar à espera. Vinha com um cartão e três linhas escritas que me eram dedicadas. Dentro do pacote estava uma simples “lembrança”. Fiquei tocada. Na verdade, isto é Natal. Lembrarmo-nos de estar “presentes” na vida de quem gostamos e surpreendermos desta forma deliciosa as pessoas que são importantes na nossa vida.


Sabemos que o Natal é um momento muito especial.

Para os cristãos é tempo de festejar o nascimento de Jesus e para todos é aquela época em que o ser humano sente, de uma forma mais intensa, a importância da união, da solidariedade e de estar presente na vida dos outros.

Existe também – e o mundo que nos rodeia assegura-se disso mesmo - um costume muito generalizado de, no Natal, se oferecer um presente a quem mais gostamos e a quem gosta de nós. Só que a questão é – e para não ceder muito à pressão do consumismo – o que dar a quem? Sobretudo com o grande objetivo de fazer o outro feliz e não apenas de comprar por comprar só porque “temos” de dar um presente.


Na esperança de dar uma ajuda nessa escolha, aqui ficam algumas dicas que te podem ajudar a escolher aquilo que podes oferecer no Natal.



1 – Estabelece um plafond


E não vaciles por um único cêntimo. Cumpre-o à risca. De acordo com a tua disponibilidade financeira, impõe-te o limite de dinheiro que queres e que podes gastar. Depois, organiza a aquisição dos teus presentes de acordo com esse limite. Lembra-te de que há presentes que são dados de coração e que não implicam mesmo gastar dinheiro.



2 – Faz uma lista das pessoas a quem vais dar um presente


Na verdade, temos de ser realistas: não conseguimos dar presentes a toda a gente. Mesmo que queiramos muito, mesmo que tantos mereçam não é possível fazer isso, ainda que os presentes possam ser atitudes e gestos nossos ou feitos por nós. Não é possível.

Depois desta lista mais curta de pessoas já feita, foca-te nas poucas pessoas a quem queres dar um presente.




3 – Dar um presente é mostrar que gostamos dessa pessoa


Dar um presente, no Natal, não significa oferecer coisas caras. Quer dizer antes que nos lembramos dessa pessoa e que gostamos dela. Coisas caras não é o significado disto. Portanto, é mais especial um pequeno gesto, um presente diferente – às vezes até com graça e humor – do que um objeto mais caro e que é “apenas” mais um que se comprou para “cumprir” a lista.

Dá largas à tua imaginação e escreve, por exemplo, um texto sincero ou põe por palavras aquilo que há muito queres dizer a alguém e envia pelo correio ou dá simplesmente em mão. Dar uma caixa de bolos ou bolachas feitas por ti é uma outra opção. Oferece-te para uma qualquer tarefa que alguém não sabe ou não consegue fazer. Voluntaria-te para acompanhar a tua mãe ou avó a algum sítio. Faz um mini cabaz de Natal no supermercado e dá como presente. Oferece uma caixa de pilhas àquele teu amigo que as tem sempre gastas no comando da televisão. Oferece a primeira mensalidade de streaming a uma amiga que adora séries. A lista de presentes simples e em conta é grande. Basta lembrares-te de alguns detalhes, características e necessidades dos teus amigos e familiares.




4 – Dá aquilo que sabes que o outro vai gostar e não aquilo de que gostas


No momento de comprar o presente lembra-te bem a quem o vais dar. A tendência de comprarmos aquilo de que nós gostamos para outra pessoa é grande. Por isso, no momento de pensares e de adquirires esse presente, lembra-te bem se é mesmo o que essa outra pessoa vai gostar.



5 - Escuta ativa


Lembra-te de algum desejo ou vontade que cada uma dessas pessoas tenha feito, em conversa.

Aqui, na verdade, tudo é válido. Tenta recordar-te se essa pessoa disse “adorava ver esse filme, quando estrear no cinema” ou se outra pessoa disse “que saudades de comer um brownie daqueles à séria” ou ainda se outra pessoa disse “este ano, tenho de comprar umas luvas”. Tudo é válido, mesmo.

Normalmente estes desejos - que são desabafos - são fáceis de realizar, não são caros e sobretudo surpreendem muito quando os dás. Significa que estás atento aos teus amigos e familiares. Oferece um bilhete para o filme em forma de cartão e quando o filme estrear compras o bilhete. Escreve a receita dos brownies num papel colorido e dá-a como presente. Compra umas luvas – e há-as para todos os preços e em todo o lado, até nos hipermercados – e põe num embrulho bonito.

Lembra-te que tudo pode ser válido e estes presentes são normalmente inesperados e encantam quem os recebe, desde que, também, cumpras os teus limites financeiros!


A todos aqueles, que temos de deixar fora da nossa lista, fazemos um telefonema muito especial ou enviamos uma mensagem que vem do fundo de nós.




6 – Pergunta o que os mais próximos querem de presente


Esta dica não é fácil, porque ou corremos o risco de nos pedirem algo que não conseguimos adquirir, comprar, realizar ou a pessoa a quem perguntamos tem vergonha de dizer por achar caro, despropositado ou inadequado. Então, há que ser sincero e perguntar de forma bem enquadrada, mostrando as reais possibilidades de comprar ou mesmo responder que vais tentar ir ao encontro desse desejo dentro das tuas possibilidades. Acredita que não há nada melhor do que, no Natal, receber exatamente aquilo de que precisamos, ainda que sejam pequenas coisas.


Sobretudo, lembra-te que dar presentes no Natal é mostrar que estás presente na vida das pessoas de quem gostas com um presente que, na verdade, simboliza essa lembrança e foi dado com amor e com sentido.